Descanse em paz Arthur Mattos

No mesmo data - 22 de maio - em que Deus levou o Irmão Zé Rodrix, o também "Carioca" e Irmão Arthur Mattos também passa para o Oriente Eterno! Arthur foi um grande amigo, entusiasta do ensino e da pesquisa, foi um dos grandes profissionais dos Recursos Hídricos do nosso Brasil. Mais que Professor e Pesquisador, era um Educador! Ensina, dava dicas e convencia!

Arthur Mattos foi da primeira turma de Meteorologistas formados em uma Universidade brasileira. Graduado em 1967 pela UFRJ, Mestre em Engenharia Civil, Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1970), Doutor em Engenharia Civil Hidráulica e Saneamento pela EESC da Universidade de São Paulo (1982) e Livre Docência em Hidrologia e Recursos Hídricos na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1997).

Fez carreira na USP São Carlos e já aposentado, estabeleceu uma nova jornada na UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - onde, com projetos ousados principalmente nos temas balanço hídrico, precipitação, evapotranspiração, hidrologia de bacia hidrográfica, hidrologia do Semi árido, Hidrometeorologia e ainda com grande representatividade em diferentes órgãos, implantou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária, se aposentando compulsoriamente como Professor Titular do Departamento de Engenharia Civil da UFRN,

Conheci Arthur e Justina - sempre juntos - ainda quando fazia Mestrado em Jaboticabal há quase 30 anos atrás e nossas conversas sempre se estendia noite a dentro, onde se aprendia muito. Apesar da diferença de idade em abril de 2009 foi a minha vez de "ensinar"/aconselhar, pois estava próximo de ser Iniciado na Ordem Maçônica e apesar de toda a sua experiência se apresentava muito ansioso com a situação. Foi um aplicado Aprendiz e também um expressivo Mestre, como o foi na vida Profana!

Eu estava em João Pessoa quando recebo a ligação de Arthur me intimando a ir visitá-los em Natal e em 23 de abril de 2015 dormi em sua casa após um longo almoço no NAU e o jantar no Camarões com Arthur e Justina Mattos e ainda os amigos Sergio e Maria Wilma Marques.


Conhecemos a UFRN e outros lugares interessantes e no dia seguinte Arthur também nos presenteou com suas três últimas publicações, pelas quais não escondia a sua satisfação porque consolidava seu trabalho lá na UFRN, fechando um ciclo completo! Recebeu os parabéns! Foi a última vez que nos vimos!

E assim, hoje perdemos mais um daqueles "Caras" que valia a pena estar junto, que inspirou e formou profissionais Brasil a dentro e pela sua dedicação, deixa saudades e uma grande história de realizações! Assim foi o Irmão Arthur Mattos! 
Descanse em Paz Arthur e que o Grande Arquiteto do Universo em sua sabedoria infinita possa confortar e dar força, iluminando os caminhos para que Justina Mattos e filhos possam seguir em frente e superar todos os obstáculos que a vida nos impõe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características