Maio termina com o registro de precipitações além do esperado no Noroeste Paulista

Ontem dia 30 de maio de 2016, por volta das 19h o Noroeste Paulista foi atingido por chuva e ventos fortes em algumas regiões. A Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira registrou ventos de até 42,6 km/h em Populina nesse horário e registou 20,6 milímetros em apenas 1 hora que totalizou 31,8 mm ao final do dia.

Hoje a chuva continua na região e assim o mês de maio se apresenta como um mês atípico devido as precipitações que caíram ao longo do mês. As regiões de Itapura e Sud Mennucci são os maiores destaques pois choveu quase 4 vezes mais do que o esperado para esse mês. Já são mais de 65% do que era esperado de chuva para o ano todo.

Em Pereira Barreto na estação Santa Adélia também choveu bastante, quase 3 vezes mais que o esperado para o mês, totalizando 136 milímetros. Ilha Solteira também não fica para trás com 135 mm representando mais que o dobro do esperado.



Todos os municípios monitorados apresentaram precipitação além do esperado e 60% do volume de chuva que é esperado para o ano inteiro no acumulado dos meses de janeiro até maio. Sud Mennucci é o município que se destacou com 78% de chuva do que era esperado para o ano todo, atingindo os 951,6 milímetros até agora. 

Em seguida vem Itapura com 64% do acumulado de chuva dos meses de janeiro a maio em relação do que é esperado para o ano inteiro registrando 760,5 milímetros até esse mês. 




O mês de abril estava marcado por elevadas taxas de evapotranspiração, que associadas à até 44 dias sem chuvas exigiam o funcionamento pleno dos sistemas de irrigação para a garantir o suprimento de água ao solo e plantas e as produtividades desejadas. Já no mês de maio as taxas de evapotranspiração entre 4-5 mm não tiveram vez e com o volume de chuva e a frente fria na região, as taxas passaram a registrar entre 2 e 3 mm/dia conforme ilustrado no gráfico abaixo.





O Internauta, a Imprensa e demais interessados podem receber informações climáticas e os resultados das pesquisas através do press-releases preparados pelos Bolsistas de Extensão. O cadastro deve ser feito em http://www.agr.feis.unesp.br/faleconosco.php


SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características