Professor Fernando Tangerino fala sobre fertirrigação no TecCana em Dracena

Um grande evento com a participação do coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez aconteceu ontem (20) em Dracena, o TecCana - II Simpósio Tecnológico de Adubação e Manejo da Cana-de-Açúcar, a palestra foi às 14 horas e o tema: "Fertirrigação: Desafios da operacionalidade do sistema em cana-de-açúcar".

O objetivo do simpósio foi de aprimorar o conhecimento técnico-científico na área de adubação e manejo da cultura de cana de açúcar e proporcionar o acesso a novas tecnologias para alunos, técnicos e produtores rurais. Quem deu início ao simpósio foi o Engenheiro agrônomo Antônio Luiz Gazon da AL Gazon Consultoria e Assessoria Ltda que mostrou alternativas da mecanização para promover a conservação do solo no preparo de solo para o plantio da cana-de-açúcar evitando gastos desnecessários com erosões causadas pela chuva.

O Pesquisador Dr. Henrique C. Junqueira Franco da CTBE Campinas chegou em seguida mostrando o manejo da cana na Austrália, devido a sua experiência no país com a cana-de-açúcar. As diferenças de produtividade com a área com controle de tráfego de maquinas, incorporação do fertilizante nitrogenado ao solo, cobertura com leguminosa e o fornecimento de nutriente via cana queimada e cana crua. E ressaltou o momento de maior exigência do nitrogênio para a cana-de-açúcar que ocorre geralmente no início do desenvolvimento da planta. 

E como manejo da cultura da cana, fertirrigar é uma realidade para os produtores, e dessa forma o Professor Fernando Tangerino começou explicando a irrigação para depois iniciar o tema principal. E esclarece "a irrigação na agricultura deve ser entendida não somente como um seguro contra secas ou veranicos, mas como uma técnica que dê condições para que o material genético expresse em campo todo o seu potencial produtivo." A crise hídrica de 2014 e diversos fatores combinados afetou as produtividades das culturas, desde os grãos até a cana propriamente dita, que sendo ela uma cultura produtora de energia para o Brasil, assim é valorizada estrategicamente. Ele mostrou também, os dados de hectares de potencial irrigado que o Brasil possui a ser expandido.

Segundo Professor Fernando Tangerino, a quimigação, fertirrigação, insetigação são várias formas de aplicar um produto através da irrigação, variando apenas o alvo escolhido, seja ele o solo, a planta ou até a mesmo a tubulação. Mas para a fertirrigação existem alguns fatores limitantes como a solubilidade do líquido (fertilizante e água) a ser aplicado, pensando já no caso do entupimento do sistema e por isso, na maioria das vezes se faz a filtragem.

Chegando ao final da palestra o Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez fez a seguinte pergunta ao público "Por que então os irrigantes não tem o costume de utilizar a fertirrigação?", que ele mesmo responde o custo de compra do injetor é apenas um dos motivos, mas existem condições básicas para que ela seja efetiva, que vai da escolha do tipo de injetor de acordo com o sistema de irrigação existente, passa pela avaliação da uniformidade da aplicação, pela escolha do fertilizantes, pelos cálculos necessários e por fim pela operação de injeção em si, bem como o desconhecimento das suas vantagens que inclui a redução de compactação do solo, economia de mão-de-obra e energia e economia de fertilizante com controle da profundidade e flexibilidade de aplicação.

Confira algumas fotos do evento. 

Coordenador do TecCana Professor Dr. Reges Heinrichs e o Professor Tangerino 

Professor Dr. Fernando Tangerino palestrando no II Simpósio Tecnológico de Adubação e Manejo da Cana-de-Açúcar 




Equipe da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira marcando presença no TecCana

Os agradecimentos da organização do Simpósio ao Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez
Conheça mais sobre a AHI da UNESP Ilha Solteira e interaja conosco a partir de:
Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br
Irriga-L: http://www.agr.feis.unesp.br/irriga-l.php

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características