Chuva no Noroeste Paulista chega perto do volume esperado para o mês e fortes ventos voltam a causar transtornos na região

Passados seis dias do mês de junho, não chove apenas dois dias acima de 10 milímetros na região Noroeste Paulista.


O dia primeiro de junho ficou marcado pelos fortes vendavais acompanhado pelas chuvas na região, que consequentemente trouxe muitos transtornos para a população. Em grandes volumes de chuva juntamente com a alta velocidade dos ventos ocasionaram grandes estragos principalmente no município de Pereira Barreto e Sud Mennucci. Em Pereira Barreto a velocidade dos ventos ultrapassaram os registros históricos, marcando 90,7 Km/h na estação Bonança no dia 01 de junho de 2016.

A chuva de ontem chegou a registrar 25 milimetro no município de Pereira Barreto (estação Santa Adélia) com ventos registrando a marca 31Km/hora, 19 milímetros em Paranapuã e cerca de 16 milímetros na cidade de ilha solteira que também registrou ventos fortes vindo de Oeste de aproximadamente 42 Km/hora por volta das 17:10 horas gerando novos transtornos na cidade como a caída de algumas ávores.

Até o momento a média do volume de chuva na região é apenas 3 milímetros do esperado para o mês inteiro de acordo com a média histórica. E Segundo o Banco de dados da Área de Hidráulica e Irrigação que monitora o clima da região, o município de Ilha solteira já acumula quase duas vezes a mais que o esperado para o período com 57 milímetros de precipitação. A cidade de Marinópolis também acumula 80% de chuva acima da quantidade esperada.



A temperatura média do ar que vinha registrando acima de 27º C na tarde de ontem (07) em todos os municípios da região até por volta das 17 horas se amenizaram com a chegada da chuva e no momento nenhum município registra temperatura acima 17º C conforme mostra o gráfico do Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira hospedado em http://clima.feis.unesp.br.



O mês de Junho até agora vem registrando alguns eventos atípicos e que requerem alguns cuidados e atenção da população, não deixem de se proteger e tomar cuidado quando o tempo começar a ficar escuro!

O Internauta, a Imprensa e demais interessados podem receber informações climáticas e os resultados das pesquisas através do press-releases preparados pelos Bolsistas de Extensão. O cadastro deve ser feito em http://www.agr.feis.unesp.br/faleconosco.php

SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características