Chuvas e ventos inesperados iniciam o mês de junho de 2016

De acordo com os dados coletados pela rede agrometeorológica do Noroeste Paulista monitorada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, nos primeiros três dias do mês de junho a chuva acumulada no município de Marinópolis chegou à marca dos 37 mm, sendo que já ultrapassou a média histórica registrada no mês, de 26 mm, ou seja, 11 mm a mais do que era esperado neste mês. 

Nos demais municípios, Ilha Solteira, Pereira Barreto, Sud Menucci, Itapura, Paranapuã e Populina, as quantidades de chuva registradas ainda não atingiram o esperado. Ilha Solteira atingiu 88% do marco histórico (33 mm) esperado para o mês de junho, registrando 29 mm, e Pereira Barreto atingiu 89% do marco histórico (54 mm), registrando 48 mm. Enquanto, Itapura e Populina registraram as menores quantidades de chuva acumulada  da região, com 12 mm e 9 mm, respectivamente.


Esses grandes volumes de chuva juntamente com a alta velocidade dos ventos ocasionaram grandes estragos na região do Noroeste Paulista, principalmente no município de Pereira Barreto e Sud Mennucci. 

Em Pereira Barreto a velocidade dos ventos ultrapassaram os registros históricos, marcando 90,7 Km/h na estação Bonança no dia 01 de junho de 2016.


Já na estação de Santa Adélia Pioneiros no município de Sud Mennucci a velocidade do vento chegou a 67,7 Km/h.

SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
- Informações também em (018) 3743-1959


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características