Curso de Avaliação de Sistemas de Irrigação acontecerá na UNESP Ilha Solteira
A escolha dos locais levou em consideração a pluralidade da agricultura irrigada e suas peculiaridades, diferenças regionais, níveis de tecnificação e automação, sistemas de irrigação, dentre outros aspectos relevantes. E assim, o Noroeste Paulista foi contemplado com dois cursos, o primeiro de Manejo da Irrigação que aconteceu nos dias 12 e 13 de maio, abordando o "Quando, Quanto e Como irrigar?" e também o de "Avaliação de Sistemas de Irrigação" e assim o curso dará continuidade no trabalho de treinamento proporcionado pela ANA e Instituto Inovagri com o objetivo de aumentar a eficiência do uso da água. No curso anterior sobre manejo da irrigação, aproximadamente 40 técnicos e irrigantes participaram do treinamento.
Visto o sucesso obtido no Curso: Manejo da Irrigação "Quando, Quanto e Como irrigar?" mais uma vez a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira junto a ANA e o Instituto INOVAGRI somam esforços para capacitar entre técnicas de manejo básico até as mais avançadas tecnologias que englobam o gigantesco mundo da agricultura irrigada, tendo em visto que a irrigação não é somente a aplicação correta da água, mas uma virtude de estudo de solo, topografia, cultura, clima e entre outros fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher o manejo ideal, possibilitando uma reciclagem e/ou ampliação dos conhecimentos ligados à agricultura irrigada, melhorando as condições de trabalho, transferência de tecnologias e lucratividade aos produtores, muitos deles carentes em processos modernos de produção baseada em sistemas de irrigação.
Nesse curso o objetivo geral do sera fornecer ao participante conhecimento amplo sobre a avaliação de equipamentos de irrigação do sistema a ser abordado, considerando os diversos tipos de sistemas existentes e entre os objetivos específicos estão a identificação das características fundamentais de cada sistema ou método de irrigação a ser abordado; compreender a hidráulica de cada sistema ou método de irrigação a ser abordado e seus relacionamentos com a uniformidade e a eficiência de irrigação; aprender os conhecimentos básicos para selecionar e operar o método de irrigação mais adequado às condições locais do sistema água-solo-planta-clima; identificar os aspectos fundamentais do projeto agronômico e hidráulico dos vários sistemas ou métodos de irrigação a ser abordado; Aprender os princípios fundamentais da avaliação dos sistemas de irrigação, e aprender a avaliar tais sistemas de irrigação.
As atividades serão dividida em teóricas e práticas e terá um total de 16 horas de treinamento sendo uma grande oportunidade de aprendizado e totalmente gratuita.
O curso a ser realizado em Ilha Solteira nos dias 4 e 5 de agosto de 2016 conta com a parceria da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, sob a coordenação do Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez e terá como público-alvo irrigantes, Engenheiros, Técnicos em agricultura irrigada e ainda estudantes.
As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail cursosana@inovagri.org.br e a partir disso, será enviado para os interessados um formulário de inscrição para preenchimento.
Onde?
O curso “Avaliação de Sistemas de Irrigação” será realizado na UNESP Ilha Solteira, Campus II, no Anfiteatro do DEFERS - Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, situado na Rua Monção, 226.
Público-Alvo
Irrigantes, Engenheiros Agrônomos, Extensionistas, Técnicos e Profissionais com atuação em agricultura irrigada ou interesse no tema.
Inscrições
Mais Informações
Contato
(18) 3743-1959 / (85) 3268-1597
Produtores, Gestores e Operadores de sistemas de irrigação, Técnicos, Extensionistas e Profissionais do Noroeste Paulista, não percam essa oportunidade de transferir lucratividade através de novas técnicas e manejo para auxiliar os produtores da região promovendo incentivo a agricultura irrigada e mostrando os benefícios da prática bem realizada, aumentando a visibilidade e produtividade da nossa região.
Mais oportunidades
O programa de cursos INOVAGRI-ANA já teve e também terá outros temas a serem discutidos e ensinados aos interessados durante o primeiro semestre de 2016, confira os temas e os locais dos cursos que foram e serão realizados com os temas 1) Manejo da Irrigação: Quando, quanto e como irrigar; 2) Avaliação de Sistemas de Irrigação; 3) Manejo de Águas residuárias na irrigação; 4) Drenagem Agrícola; 5) Gestão e operação de perímetros irrigados; e 6) Outorga de água para a irrigação.Mais oportunidades
Para maiores informações a respeito acesse: CURSO INOVAGRI-ANA
Avaliação da irrigação na Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira
O tema Avaliação da Irrigação é frequentemente abordado nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da UNESP Ilha Solteira. No [Pod Irrigar] - o Podcast da Agricultura Irrigada - de 23 de junho de 2016 destacamos a relevância da avaliação dos sistemas de irrigação e seus benefícios. Os trabalhos de pesquisa e extensão já foram destacados neste Blog quando as saídas de campo ganharam registros (A, B, C), sendo possível conhecer mais sobre a importância do tema. Videos preservam o seminário de Clarice Kuriyama sobre os Laboratórios Móveis de Irrigação adotados em vários países.
Avaliação da irrigação na Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira
O tema Avaliação da Irrigação é frequentemente abordado nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da UNESP Ilha Solteira. No [Pod Irrigar] - o Podcast da Agricultura Irrigada - de 23 de junho de 2016 destacamos a relevância da avaliação dos sistemas de irrigação e seus benefícios. Os trabalhos de pesquisa e extensão já foram destacados neste Blog quando as saídas de campo ganharam registros (A, B, C), sendo possível conhecer mais sobre a importância do tema. Videos preservam o seminário de Clarice Kuriyama sobre os Laboratórios Móveis de Irrigação adotados em vários países.
Para que um programa de manejo da irrigação seja bem executado, devemos conhecer bem as características do sistema que estamos operando e antes de iniciar o controle da água a ser aplicado, é fundamental conhecer a capacidade do sistema, avaliando-o. A automação do sistema de irrigação é outra funcionalidade cada vez mais utilizada pelos irrigantes.
Vários órgãos e Instituições utilizam os Laboratórios Móveis para avaliação dos sistemas de irrigação na propriedade. Por exemplo, na Florida, Estados Unidos, o Laboratório Móvil de Irrigação (Mobile Irrigation Lab - MIL) foi implantado em janeiro de 1999 com o objetivo de promover a conservação da água e energia através da melhoria da eficiência dos sistemas de irrigação, para promover a melhoria da qualidade da água minimizando a lixiviação dos nutrientes além da zona radicular mantendo-os entre as raízes para a melhor absorção, para promover a sustentabilidade da agricultura através da redução dos custos de produção, através da redução dos gastos com energia e fertilizantes e o aumento da produtividade das culturas. Veja quantos são e onde estão baseados. Sugerimos a leitura dos artigos que avaliaram o desempenho dos sistemas de irrigação na MBH do Córrego do Coqueiro e do Três Barras e entendam a importância de se conhecer a capacidade e qualidade da aplicação de água dos sistemas de irrigação. Veja como é esse trabalho no DWR - California, o Mobile Irrigation Laboratory do USDA - NRCS - California, o Mobile Irrigation Lab do USDA - NRCS - Florida (veja depoimentos e explicações detalhadas), o Mobile Irrigation Labs do USDA - NRCS - Managing Irrigation Water and Salinity no Colorado (ver folder de divulgação e entrevista com Jason Peel, especialista em Manejo da Irrigação), o Mobile Irrigation Lab do Resource Conservation District de Monterey County, o programa Mobile Labs do Pajaro Valley e ainda Mobile Lab do Coachella Valley Resource Conservation District, que existe desde 1985 (veja também a publicação "A review of agricultural water use in the Coachella Valley") em uma das regiões mais secas e inóspitas da California, mas que os irrigantes souberam enfrentar as dificuldades impostas pela natureza. Veja os números!

Vista do veículo que representa o Mobile Irrigation Lab do USDA - NRCS - Colorado
O marcador "avaliação" neste Blog traz informações complementares aos livros-textos apresentados na Bibliografia, além de sugerir outros artigos técnicos. Nossos últimos artigos publicados sobre o tema foram "Caracterização dos sistemas de irrigação no córrego do Coqueiro no noroeste paulista", "DESEMPENHO DOS SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO NA MICROBACIA DO CÓRREGO DO COQUEIRO" e "DESEMPENHO DOS SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO NA MICROBACIA DO CÓRREGO TRÊS BARRAS EM MARINÓPOLIS - SP".
Comentários
Postar um comentário