Baixas temperaturas atingem o Noroeste Paulista

Já se aproxima dos 50 dias sem chuvas maiores que 10 milímetros e no fim de semana as temperaturas caíram em todo o Noroeste Paulista, e o monitoramento das estações agrometeorológicas automáticas operadas pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira registrou essa mudança climática.

Geada atinge José Bonifácio-SP. Fonte: Carlos Missiaglia
  
Começou no sábado (16), depois de uma chuva de "apagar a poeira", ou seja, a precipitação foi menor do que 10 mm, o que para a agricultura não é o suficiente visto que essa chuva não recarrega o armazenamento de água no solo e assim, permanece a dependência dos sistemas de irrigação.

A temperatura caiu e a mínima nas estações esteve entre 11,4 °C a 14 °C. No domingo (17), a menor temperatura foi de 4,8 °C em Populina e em seguida 5,8 °C em Paranapuã. Marinópolis registrou 6 ºC e na estação Santa Adélia Pioneiros em Sud Mennucci a mínima foi de 7,5 °C.




Em Paranapuã, a estação agrometeorológica registrou a temperatura mínima na região de 3,3 ºC às 05h44 ontem (18) e 6,7 ºC às 07h33 no dia 17 de julho. Quando que no dia 16 de julho esteve em 5,8 ºC a temperatura mínima.



A estação em Populina foi destaque na temperatura mínima no ano de 2016, 1,4 ºC às 6h12 de ontem (18), no dia 17 e 16 de julho a estação registrou a temperatura mínima de 4,8 ºC em ambos os dias para a região.



Dessa forma, os sistemas de irrigação se fazem necessários para proteger uma parte da lavoura irrigada dessas quedas de temperatura, como ocorreu de sábado (16) até hoje. Laminas de irrigação maiores garantirão a atividade da planta e assim, a produtividade é atingida pela geada mas, com menor intensidade.

Dúvidas?  Sugestões?
Ter seu feedback é muito importante para trabalharmos no aprimoramento de nossos conteúdos.

Aqui você encontra os outros resumos deste semestre.
Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br
Irriga-L: http://www.agr.feis.unesp.br/irriga-l.php 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características