Noroeste Paulista completando quase 40 dias sem chuvas e umidade relativa abaixo de 30%

Completando quase 40 dias sem registrarem chuvas maiores do que 10 mm em toda a região do Noroeste Paulista, as estações agrometeorológicas automáticas operadas pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira vem registrando menores valores da umidade relativa do ar e temperaturas muito baixas para a região, o que caracteriza um inverno ameno nesse período.


Depois de uma semana com temperaturas confortáveis, sexta-feira (08), em Marinópolis a temperatura chegou a 5,9ºC e no sábado (09) pela manhã, as 06:51 horas, a população sentiu 4,9ºC. Temperaturas iguais a esta ou menores foram registradas pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista a última vez em 05 de agosto de 2011. As estações estão registrando as consequências dos dias sem chuvas, e neste período, a evapotranspiração está variando entre 2 e 3 mm/dia em todo Noroeste Paulista. 

Evapotranspiração é a perda de água por transpiração das plantas e evaporação do solo e que deve ser reposta pelas chuvas ou pelos sistemas de irrigação para a máxima produtividade. Com déficit hídrico solo e os preços do feijão e milho em alta, os sistemas de irrigação na região operam em plena capacidade para garantir a lucratividade da produção dos alimentos aos irrigantes. Em Pereira Barreto, a Estação Bonança é a com maior número de dias sem chuvas, já são 39 dias.


A umidade relativa hoje (11) e ontem variou em todas estações operadas pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, o valor esteve entre 29 e 31%. Nos municípios de Paranapuã e Sud Mennucci foram hoje, respectivamente de, 25,3% e 26,1%.  O que representa grande risco a população, indicando estado de atenção aos moradores. Recomendam-se alguns cuidados a serem tomados como evitar exercícios físicos no período das 10 às 16h, beber bastante água, pelo menos 2 litros de água por dia, entre outros.

  

A evapotranspiração média no mês de julho tem o maior valor em Pereira Barreto - Estação Santa Adélia com 3,7 mm/dia e o menor valor em Sud Mennucci com 2,4 mm/dia. E o menor valor registrado de umidade relativa do ar desse ano foi na estação Bonança, no munícipio de Pereira Barreto, 24,2% na semana passada dia 07 de julho, conforme se observa nos dados disponíveis no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira hospedado em http://clima.feis.unesp.br, com atualização a cada cinco minutos.

Em Ilha Solteira as temperaturas se mantém amenas durante o dia, mas no início das manhã são bastante baixas. Sábado (09) a temperatura mínima ficou em 10,8ºC, registrada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira às 04:49 horas.

Já a Imprensa, Internautas e demais interessados podem receber informações climáticas e os resultados das pesquisas e demais atividades desenvolvidas através do press-releases preparados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. O cadastro deve ser feito em http://www.agr.feis.unesp.br/faleconosco.php
  
SERVIÇO 
- Canais de Comunicação operados pela UNESP Ilha Solteira:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características