Você sabia?

Você sabia? A Rede Agrometeorológica da Unesp de Ilha Solteira é referência na medição de condições climáticas no Noroeste Paulista. 

                       


As estações agrometeorológicas são essenciais para avaliar o que acontece ao longo dos dias, meses e anos com uma variabilidade das condições climáticas cada vez maiores, estações automáticas interligadas constituindo redes são cada vez mais exigidas e valorizadas. A rede agro meteorológica do Noroeste Paulista, operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira, é um bom exemplo deste trabalho de expansão da medição precisa das variáveis climáticas, com leituras a cada dez segundos o que nós chamamos de tempo de varredura, a partir dessas informações é possível aos administradores públicos, privados, empreendedores, projetistas, alicerçarem seus trabalhos com uma base sólida de dados e assim constituírem estruturas e equipamentos capazes de suportar ou ao menos mitigar os extremos.
Com a implantação da rede agrometeorológica pela Unesp, com financiamento da Fapesp, outros municípios passam a contar com as informações climáticas de forma livre, gratuita e atualizada a cada 5 minutos, obtidas a partir do canal clima da Unesp de Ilha Solteira, através do link http://clima.feis.unesp.br

Atualmente, contamos com as estações das cidades de Ilha Solteira, Itapura, Santa Adélia, Bonança, Santa Adélia Pioneiros, Marinópolis, Populina e Paranapuã. Confira o Mapa da Temperatura e Umidade do ar dessas estações abaixo, atualizadas neste momento. 


Para estar sempre conferindo as variáveis climáticas com gráficos de 5 minutos e os mapas da direção e velocidade do vento, da temperatura e umidade do ar, da chuva instantânea, da evapotranspiração de referência, da chuva acumulada diária e todo o histórico climático dessas regiões, acesse nosso Canal Clima através do link: http://clima.feis.unesp.br/. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características