UNESP Ilha Solteira usa a Internet para democratizar o conhecimento e a informação



Pod Irrigar
A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira tem sempre a preocupação de unir as atividades de ensino, pesquisa e extensão incorporando sinergia à elas de modos a transformar os dados gerados em informação, disponibilizando-as e divulgando-as, com o objetivo de permitir ao interessado planejar e gerenciar o meio ambiente e os recursos hídricos, especialmente o manejo da irrigação, ou seja, o quando e o quanto irrigar.

São várias as atividades permanentes neste sentido, um deles é a operação da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista com a atualização do Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira a cada cinco minutos permitindo planejar e gerenciar o meio ambiente e também os recursos hídricos. Quase mil hectares são irrigados na região com base na evapotranspiração estimada e divulgada pela UNESP e estamos fechando 2016 com o aumento de 10% no número de visualizações de páginas, chegando à 538 diariamente.


Sempre acreditamos no potencial da Internet e desde 1998 a usamos como ferramenta fundamental ou meio de democratizar o conhecimento e a informação e também efetivar a transparência das ações, a maior parte delas garantida pela sociedade através de recursos públicos. O Canal da Irrigação da UNESP Ilha Solteira - o primeiro lançado - em 1998, registrou apenas 6.580 visualizações de páginas. Em 2016 registra 940 visualizações de páginas diárias e cresce 5% em relação à 2015.


Mas vamos além destes dois canais citados para completar a missão de levar a informação à toda a sociedade e assim, usamos outros canais de comunicação, cada um com uma linguagem própria pretende atingir diferentes perfis de Internautas e para tanto moderamos o IRRIGA-L - Grupo de Discussão em Agricultura Irrigada, mantemos o Blog, o Canal no Youtube, a Fan page no Facebook, o Pod Irrigar - que é o Podcast da Agricultura Irrigada, que juntos, trazem Internautas à UNESP para visualizarem diariamente 1650 páginas. Inovamos sim, reconhecemos isso para que sirva ao mesmo tempo de desafio e incentivo para os nossos alunos possam continuar provendo conteúdo interessante e dinâmico, e com isso estão sem saber, aprendendo fazendo, o tal de conhecimento tácito. Mas não esquecemos as formas tradicionais de comunicação e assim, orientamos também por telefone e recebemos ao longo do ano no Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira desde estudantes do 6o. ano até estudantes universitários e profissionais. Esperamos você em nossos Canais! Que venha 2017! Estamos preparados para ele!


Esse foi o tema que desenvolvemos na edição de 28 de dezembro de 2016 no Pod Irrigar - o Pod Cast da Agricultura Irrigada. Ouça também os anteriores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características