Seminários em Irrigação e Drenagem

Como divulgado em sala de aula - Irrigação e Drenagem -, teremos os temas e líderes para os Seminários do semestre. Os Grupos de trabalho para estes Seminários devem ser formados com até 5 elementos, tendo como Coordenadores os alunos identificados abaixo. Se eventualmente o Líder já estiver em algum grupo, a troca de liderança é permitida desde que comunicada ao Professor. 

Todos os seminários devem ser acompanhados de monografias que devem ser entregues no momento da apresentação, não havendo limitação no número de páginas, ficando todos à vontade para aproveitar o trabalho para estudar o tema a fundo. As datas das apresentações foram definidas na nossa primeira aula do semestre, são as mesmas da provas, a apresentação deve acontecer no período da manhã e devem sempre durar aproximadamente 15 minutos (10-20 minutos).

A nota da apresentação é feita em função da média de três critérios: APRESENTAÇÃO, MÍDIA e CONTEÚDO.

TODOS os alunos até o final do curso deverão apresentar ao menos um seminário e a monografia irá compor outra Nota. Os temas e líderes dos grupos, bem como a data provável (Grupos 1 a 4, na data da Primeira Prova, 5 a 8 na data anterior à Segunda Prova e 9 a 12 na data da Terceira Prova - sendo permitida a troca de datas entre Grupos desde que em comum acordo) de apresentação são:
1. Por que o monitoramento da água e da agricultura irrigada é fundamental para a sustentabilidade do meio ambiente? Davi Corte Petean
2. Outorga do direito do uso da água e as diferenças nas concessões no âmbito Federal e Estadual.  Emanoelle dos Santos Bezerra
3. Reservação de água na propriedade: do que precisamos saber à viabilidade técnico-econômica.  Emariane Satin Mortinho
4. Perímetros ou Distritos de Irrigação: o que são, onde estão e qual a sua importância? Eric Silva Araújo
5. Polos de irrigação por pivô central no Brasil e a sua importância sócio-econômica. Fagner Angelo 6. Desenvolvimento com agricultura irrigada: o caso do Polígono da Seca.  Felipe Nogarol
7. Revendas de irrigação no Estado de São Paulo: quem são, onde e como atuam? Fernando Buzo
8. Aspersores e suas aplicações para sistemas convencionais e mecanizados. Gabriela Pinheiro 
9. Fabricantes de pivô central no Brasil: quem são e como atuam? Guilherme Fernandes
10. Fabricantes de sistemas de irrigação localizada no Brasil: quem são e como atuam? Gustavo Nogueira
11. Irrigação de cana: luxo ou necessidade e como fazer? Heitor Dionisio da Silva
12. SAI - Serviço de Assessoramento ao Irrigante: o que é e como atuar? Jaqueline Cardoso Tofanelli

* Os Grupos devem estar preparados para a apresentação e também devem se encarregar de fazer os ajustes nos equipamentos multimídia e arquivos antes da chegada do Professor.
** As datas detalhadas e demais informações estão disponíveis no arquivo "Introdução à agricultura irrigada" que é a base das nossas aulas e pode ser acessado a partir da aba Atividades Acadêmicas no Canal da Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características