Mês de maio já acumula 60% da chuva esperada na região

Ontem, dia 15 de maio de 2017, a partir das 22h o Noroeste Paulista foi atingido por chuva em algumas regiões. A Rede agrometeorológica do Noroeste Paulista monitorada pela Área de Hidráulica e Irrigação registrou chuvas maiores que 10 milímetros em 4 das das 9 estações.

Foi nos municípios de Marinópolis, Pereira Barreto (estação Bonança), Populina e Paranapuã  que as chuvas chegaram a marcar 26, 14, 12 e 10 milímetros respectivamente.


 A média de chuva esperada na região Noroeste Paulista é de 71 milímetros e até a metade do mês já são acumulados 60%, ou seja, já choveu 43 milímetros. Já em relação as chuvas do ano 2016 que registrou no mês de maio 137 milímetros, o ano de 2017 só atinge 31% deste total.

O município de Ilha Solteira já registra 32% a mais que o esperado de acordo com a média histórica com 85 milímetros e falta aproximadamente 40% para atingir a quantidade de chuva acumulada no ano de 2016 que foi de 135 milímetros.




Fique ligado na informação:

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira disponibiliza as variáveis climáticas coletadas pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista através do Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira (http://clima.feis.unesp.br) e agora conta com mais uma estação agrometeorológica no município de Dracena e que todos os interessados podem acessar nosso banco de dados de forma livre e gratuita e além de dar suporte ao irrigante para que ele pratique o adequado manejo da irrigação através da estimativa da evapotranspiração, oferece o acesso de dados para qualquer pessoa que deseja saber mais sobre o clima no Noroeste Paulista. A atualização de dados é feita a cada cinco minutos, com gráficos, figuras, tabelas, mapas e ainda o banco de dados histórico das oito estações automáticas.


Já a Imprensa, Internautas e demais interessados podem receber informações climáticas e os resultados das pesquisas e demais atividades desenvolvidas através do press-releases preparados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. O cadastro deve ser feito em http://www.agr.feis.unesp.br/faleconosco.php


SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão emhttp://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características