Artigo: Estudo de impactos do uso e ocupação do solo na qualidade da água de Bacias Hidrográficas

O artigo do Prof. Dr. Gilmar Oliveira Santos, ex-orientado pelo Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez no programa de Pós Graduação em Agronomia – Produção Vegetal- UNESP Ilha Solteira, foi publicado pela revista Engenharia Agrícola na edição de maio/junho de 2017.

O objetivo do trabalho trata-se da compreensão dos processos que influenciam as propriedades físicas, químicas e biológicas da água devido ao uso e ocupação do solo na Bacia do Rio Ipê, no município de Ilha Solteira.

Três fatores importantes no uso e ocupação da terra e na qualidade da água foram identificados na bacia estudada. Os elementos correspondem à ação inversa da temperatura para as cargas orgânicas e o ferro total na água, relacionando os sais minerais em água e sólidos dissolvidos. Além disso, foram considerados os elementos físicos da água que atuam inversamente ao pH e ao oxigênio dissolvido.

O conhecimento do uso da terra na Bacia do rio Ipê favoreceu a identificação de impactos ambientais, possibilitando estabelecer às diretrizes para o planejamento hidro agrícola e ambiental da área.

O artigo é fruto da tese de mestrado do Prof. Dr. Gilmar. Você pode acessar o texto completo, clicando aqui.


SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características