Final de semana com temperaturas mais baixas do ano

O inverno começou mais cedo no Noroeste Paulista, devido a influência da frente fria proveniente do Sul do país, que chegou à região na quinta feira passada (08/06) e trouxe as menores temperaturas registradas em 2017 durante o final de semana.

Com exceção das estações de Dracena e Santa Adélia (localizada no município de Pereira Barreto), as temperaturas mais baixas aconteceram no domingo (11/06/2017) com 3,6°C em Populina, 3,9°C em Marinópolis e 4,9°C em Paranapuã. A tabela abaixo relaciona as menores temperaturas coletadas pelas estações agrometeorológicas, monitoradas pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, durante o período de 08 a 11 de junho. 
Fonte: Canal CLIMA
Comparando valores, para este mesmo período, no ano passado o Noroeste Paulista também observou temperaturas abaixo da média. Nos dias 12 e 13 de junho de 2016 foram coletadas as menores temperaturas da região em Populina e Paranapuã onde tivemos respectivamente 5,0°C e 5,6°C no primeiro dia e 3,2°C e 5,1°C no segundo dia. 

A queda da temperatura foi uma ótima notícia para os turistas da cidade de São Joaquim localizada no estado de Santa Catarina, onde na sexta feira (09/06) os primeiros flocos de neve do ano começaram a cair e a temperatura chegou a 1°C , totalizando 0,6 cm de neve. 
Confira as fotos enviadas a nossa equipe via WhatsApp.

A notícia não é tão boa para os produtores que estão em época de colheita, pois o orvalho sobre as plantas, quando submetido a baixas temperaturas, sofre congelamento e posteriormente ocorre a queima das folhas dessas plantas.

Fotos enviadas via WhatsApp

Fotos enviadas via WhatsApp

Fotos enviadas via WhatsApp

Fotos enviadas via WhatsApp

Fotos enviadas via WhatsApp

A semana começa com temperaturas baixas e algumas chuvas na região, de acordo com a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, até o momento temos 20,6 mm em Dracena e 6,6 mm em Santa Adélia (localizada no município de Pereira Barreto).

Fonte: Canal CLIMA
SERVIÇO - Canais de Comunicação operados pela UNESP Ilha Solteira
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente: BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características