Seminários em Irrigação e Drenagem

Como divulgado em sala de aula - Irrigação e Drenagem -, teremos os temas e líderes para os Seminários do semestre. Os Grupos de trabalho para estes Seminários devem ser formados com até 4 elementos, tendo como Coordenadores os alunos identificados abaixo. Se eventualmente o Líder já estiver em algum grupo, a troca de liderança é permitida desde que comunicada ao Professor antecipadamente. Cabe ao Coordenador organizar e dar as diretrizes para que o grupo faça um excelente seminário. 

Todos os seminários devem ser acompanhados de monografias que devem ser entregues no momento da apresentação, não havendo limitação no número de páginas, ficando todos à vontade para aproveitar o trabalho para estudar o tema a fundo. Os quatro primeiros seminários acontecerão na manhã do dia 11 de setembro de 2017 e os demais no período da manhã das datas das 2a. e 3a. Provas. As apresentações devem sempre durar aproximadamente 15 minutos (10-20 minutos).

A nota da apresentação é feita em função da média de três critérios: APRESENTAÇÃO, MÍDIA e CONTEÚDO, já a Monografia tem como critérios a APRESENTAÇÃO (forma), o CONTEÚDO e os RECURSOS utilizados para preparar o documento.

TODOS os alunos até o final do curso deverão apresentar ao menos um seminário e a monografia irá compor outra Nota e as apresentações seguirão esta sequência:
1. SAI - Serviços Públicos de Assessoramento ao Irrigante: o que são, quem são e como atuam?*** Giovana Guerra Mariano
2. SAI - Serviço de Assessoramento ao Irrigante Privado: o que é, quem são e como atuam? Giuliano Diehl Brunelli
3. Outorga do direito do uso da água e as diferenças nas concessões no âmbito Federal e Estadual. Gustavo Ribeiro Camargo
4. Casos brasileiros de desenvolvimento com a agricultura irrigada. Henrique Ali Kitagawa
5. Perímetros ou Distritos de Irrigação: o que são, onde estão, o que produzem e qual a sua importância? Hugo Henrique Andrade Meneghette
6. Desenvolvimento com agricultura irrigada: Estados Unidos. Igor Juliani
7. Revendas de irrigação no Estado de São Paulo: quem são, onde e como atuam? Isabella Costa Carrijo
8. Aspersores, fabricantes e suas aplicações para sistemas convencionais e mecanizados. José Luís Arakaki Júnior 
9. Fabricantes de pivô central no Brasil: quem são e como atuam? Lorena Lourenção Perezi Marçal
10. Fabricantes de sistemas de irrigação localizada no Brasil: quem são e como atuam? Lucas Fenelon Parra
11. Irrigação na cultura do citros: sistemas e manejo. Mariana Oliveira Brassaloti

* Os Grupos devem estar preparados para a apresentação e também devem se encarregar de fazer os ajustes nos equipamentos multimídia e arquivos antes da chegada do Professor.
** As datas detalhadas e demais informações estão disponíveis no arquivo "Introdução à agricultura irrigada" que é a base das nossas aulas e pode ser acessado a partir da aba Atividades Acadêmicas no Canal da Irrigação da UNESP Ilha Solteira.
*** Exemplos do exterior são também bem vindos

Algumas dicas para uma apresentação em público...
- Apresentação ideal: 20% do tempo para a introdução, 70% para o desenvolvimento e 10% para a conclusão
- Powerpoint com efeitos MUITOS especiais? Melhor não, a não ser que seja absolutamente necessário
- Escreva frases-chave no Powerpoint. E por favor, ao falar, não repita o que está escrito. A platéia agradece!
- Para conter um ataque de riso (ou de choro) por causa do nervosismo, contraia os dedos dos pés como se estivesse agarrando o chão.
- Não comece a apresentação se desculpando ou dizendo que vai dar uma "pincelada" no assunto.
- Em geral, recuar um pouco acalma, pois faz você ver as coisas mais de longe.
- Quando parar alguns instantes de andar, evite ficar com os pés paralelos. É melhor manter um pé um pouquinho à frente do outro. Deixe sua postura mais descontraida e facilita quando você for andar novamente.
- Ande pelo palco/sala, pois a movimentação mostra segurança e disposição de comunicar. Só tome cuidado para não parecer um pêndulo e fazer todo mundo cair no sono.
- Divida a platéia mentalmente em quatro partes e passeie o olhar nelas à medida que for falando.
- Se der branco, pergunte o que o pessoal entendeu até o momento.
- Imagine as perguntas que podem ser feitas e estude além disso. Prepare também slides extras com as respostas para mostrar no final. Sua eficiência vai causar uma ótima impressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário