BALANÇO HÍDRICO E ESTIMATIVA DO CONSUMO RELATIVO DE ÁGUA DA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR NA REGIÃO NOROESTE PAULISTA


Na próxima segunda-feira dia 02/10, acontecerá em Fortaleza - CE, o IV INOVAGRI International Meeting, e a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira estará lá apresentando seus trabalhos. Entre eles, está um estudo que mostra a importância do planejamento agrícola e do conhecimento de ferramentas que possam auxiliar nas tomadas de decisões em cultivos de cana-de-açúcar.

Cultivo de cana-de-açúcar. 

No trabalho determinou-se o balanço hídrico e estimou-se o consumo relativo de água para a cultura da cana-de-açúcar nas diferentes fases fenológica, para o município de Sud Mennucci, tudo isso visando fornecer informações úteis aos estudos de zoneamentos agroclimáticos e definição de época de menor risco para a produção dessa cultura.
O Índice de Satisfação das Necessidades de Água para a cultura (ISNA), que foi definido pela relação entre a evapotranspiração real e a evapotranspiração máxima (ETr/ETm), demostrou que nas fases de perfilhamento e crescimento de colmos são os períodos mais críticos com relação à deficiência hídrica, e o balanço hídrico apresentou os meses entre julho e outubro como os de maior escassez, necessitando de reposição de água nestes períodos para evitar decréscimo da produtividade.



SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características