Balanço Hídrico na Cultura do Feijoeiro

Semeadura do feijoeiro em função da disponibilidade hídrica no solo no município de Itapura- SP ,e uns dos trabalhos que serão apresentados pela equipe da Área de Hidráulica e Irrigação em  Fortaleza - CE no IV INOVAGRI International Meeting. Este trabalho foi realizado com dados históricos obtidos das estacoes agrometeorológicas do Noroeste Paulista operadas pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, sendo simulados cinco ciclos de 95 dias cada um. Para cada ciclo foram simuladas laminas de irrigação ate satisfazer as necessidades hídricas do feijoeiro e assim calculando o consumo de energia na irrigação para as caraterísticas de um pivô central da região.  


O balanço hídrico diário realizado em diferentes datas de semeadura é uma ferramenta para o planejamento e escolha da data de semeadura visando a diminuição dos custos de produção e aumento da produtividade, e os resultados obtidos se mostraram satisfatórios para a orientação do produtor de feijão - irrigante ou não - na escolha da lâmina de água a ser aplicada, considerando seu nível de aversão ao risco e ainda a metodologia utilizada pode e deve ser empregada em diferentes culturas.

CONFIRA A ÍNTEGRA DO TRABALHO CLICANDO AQUI.

 SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características