Temperatura de Superfície em Pomares Irrigados de Citros

De 02 de agosto a 06 de agosto de 2017 acontecerá em Fortaleza - CE, o IV INOVAGRI International Meeting, e a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira estará presente com diferentes trabalhos técnicos-científicos e também em uma das Mesas-Redondas.
Um dos trabalhos a serem apresentados no evento que acontece na próxima semana utiliza técnicas de sensoriamento remoto para investigar diferenças na temperatura de superfícies vegetadas com citros irrigadas pelos sistemas de irrigação Pivô Central e Gotejamento em uma fazenda comercial de citros, localizada no município de Rubinéia - SP.
Figura 1: Localização dos polígonos na propriedade estudada. Município de Rubinéia - SP.
A temperatura possui grande influência em todos os estádios das culturas, por exercer papel determinante na umidade do solo, volatilização de adubos e defensivos agrícolas, crescimento da planta, aborto floral, sendo ainda fator limitante para a implantação de culturas em determinadas regiões. A temperatura de superfície é a energia radiante de um determinado alvo, podendo ser influenciada por cobertura, cor, textura e profundidade do solo, além do horário de medição.
Neste trabalho ainda foi avaliado a relação da temperatura de superfície com o a cobertura vegetal (por meio da análise do NDVI).

CONFIRA A ÍNTEGRA DO TRABALHO CLICANDO AQUI.

 SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características