A Internet como ferramenta de redução de custos e otimização de receitas na irrigação

Alunos das disciplinas de Hidráulica, Hidrologia e Agrometeorologia da Faculdade AEMS de Três Lagoas visitam o Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em 25/11/2017. 

[Pod Irrigar] - O controle à distância do sistema de irrigação e a Internet das Coisas
Em outra edição do PodIrrigar dissemos que vivemos em uma sociedade em mudança, sendo dinâmica, instável e evolutiva, cuja adaptação a essa realidade será, cada vez mais, uma questão de sobrevivência. 
Nesta condição devemos ficar atentos às novas tecnologias e como elas podem e devem resultar em benefícios ao nosso dia a dia, seja na produtividade e eficiência dos nossos negócios, seja, liberando tempo para outras atividades.
Neste sentido, com frequência escutamos IoT, acrônimo de Internet das Coisas. Mas o que seria isso?


Significa que não precisamos estar no local exato onde as coisas acontecem, para fazer com que elas aconteçam. Complicou? Não! Por exemplo, posso estar no meu escritório e daqui mesmo acionar ou desligar um sistema de irrigação. Posso também determinar qual a quantidade total de água que desejo aplicar sobre um solo.
Isso é possível pela combinação de hardware e software interligados pela Internet.
E para que eu faria isso? Apenas para dizer que sou um Irrigante conectado, moderno? De maneira alguma!
Mais do que ligar, desligar, fiscalizar, o uso de ferramentas que permitem o controle dos sistemas de irrigação à distância permitem otimizar o uso da água, reduzir custos operacionais e mais ainda, possibilita um planejamento rigoroso do uso da água, que se bem alicerçado em conhecimento técnico aumentará a produtividade e reduzirá custos de produção, além de fazer bem ao meio ambiente, pelo menor uso da água e energia.


Hoje há no mercado e possíveis de interligação com a Internet, desde sensores que nos dizem qual a umidade no solo e a evapotranspiração das culturas até sistemas - desde os mais simples até os mais complexos - que permitem o planejamento e o uso da água na agricultura.
Procure um Engenheiro Agrônomo ou Agrícola, converse com uma empresa especializada em irrigação, tente saber mais sobre como a Internet das Coisas pode ser útil para o seu negócio.
Este foi o tema da última semana do [Pod Irrigar], mas o Internauta também pode ouvir as outras dicas que estão disponíveis semanalmente a partir de http://podcast.unesp.br/podirrigar.








IRRIGO - Excelente iniciativa
Parabéns pela iniciativa! A IRRIGO tem desempenhado um importante papel de representatividade e valorização da agricultura irrigada. 

Chuva e evapotranspiração no Noroeste Paulista
Fim de semana de muita chuva na região Noroeste Paulista e neste domingo em Ilha Solteira a chuva leve, daquelas "que molham o solo" começou pouco mais das 14 horas e se manteve até o momento que escrevemos esta resenha e na média acumulada da região já são 178 mm em novembro. 
A Barranca do rio Grande lidera em volume de chuvas no mês com 260 mm em Paranapuã e 208 mm em Populina. Marinópolis no centro da região tem o menor volume com 124 mm. às margens do rio Tietê os volumes registrados no mês foram de 144 mm em Sud Mennucci, 147 mm em Pereira Barreto - Estação Bonança e 183 mm em Itapura. Ilha Solteira às margens do rio Paraná registrou 204 mm e Pereira Barreto em seu lado Noroeste - Estação Santa Adélia a registrou 151 mm. Dracena na região da Nova Alta Paulista acumulou 212 mm este mês.


Já em relação à evapotranspiração, a média da região ficou em 4,3 mm/dia, variando entre 4,1 mm/dia em Populina e 4,6 mm/dia em Itapura.


Extensão Rural
A Extensão Rural nos Estado de São Paulo contou a importante liderança do Engenheiro Agrônomo José Carlos Rossetti que foi o Coordenador da CATI em várias gestões, além de exercer outros cargos. Relembre parte da sua palestra "Perspectives from Extension Service on the use of Internet capabilities for agrometeorology advisory services and products" proferida em 7 de maio de 2012 no Workshop "Strengthening Weather and Climate Services in a Sustainable Agriculture and  Climate Change Perspective through Communication and Dissemination" em Campinas.



A Extensão Rural tem um papel muito importante na transferência de conhecimento e tecnologia. Em relação à irrigação, a decisão de quando e quanto irrigar, mesmo com técnicas e sensores modernos, como citados na edição desta semana do [Pod Irrigar] muitas vezes não é de fácil compreensão e aumenta a importância do extensionista para que tenhamos o uso cada vez mais racional da água na agricultura. O video abaixo traz um Irrigante que tem tido sucesso, mas pela sua simples fala, percebe-se que há muito à evoluir e aprender, o que aumenta a dificuldade e responsabilidade para os profissionais que os assistem.


Entretenimento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características