ALTAS TAXAS DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO, TEMPERATURA E BAIXA UMIDADE DO AR ATINGEM A REGIÃO

Os índices de evapotranspiração alcançaram níveis de destaque no dia de hoje sendo superior a 5 mm/dia em todas as Estações e chegando a 6 mm/dia em outras Estações Agrometeorológicas. A Evapotranspiração é a perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração, as duas perdas juntas denomina-se evapotranspiração. Os irrigantes para repor essa água que estava armazenada no solo terão que utilizar seus equipamentos de irrigação com uma maior frequência. Com as taxas de evapotranspiração nesses níveis chegando até perder mais de 6 litros de água para atmosfera por dia a frequência de reposição de água no solo deve ser maior. 

Evapotranspiração de referência do dia 15/11/2017

Dando também um enfoque para a temperatura que não afetam somente a agricultura e sim a todos os seres humanos que sofrem com as altas temperaturas. As temperaturas atingindo a casa dos 36 °C á 37 °C, a sensação de calor é demasiada. Fazendo todas s pessoas procurarem lugares que tenham sombra, ventiladores e ambientes com ar condicionados.

Temperatura máxima do dia 15/11/2017

A baixa umidade relativa do ar também gera uma sensação de desconforto, e no inverno, é comum a umidade relativa do ar cair até abaixo dos 30%. Algo preocupante, quando se sabe que o ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que ela varie entre 50% e 80%. É por isso que, quando os níveis estão entre 20% e 30%, a Região Noroeste Paulista tem que entram em estado de atenção.
Gráfico do porcentual de umidade relativa no ar


SERVIÇO:

- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características