Tempo quente predomina no Noroeste Paulista

O Noroeste Paulista vem registrando altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. Segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, que opera a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, a Temperatura Máxima média registrada nos primeiros 15 dias de outubro foi de 34°C e a Umidade Relativa mínima de 37% na região.
Altas temperaturas marcaram os meses de outubro e novembro de 2017.
Nas primeiras duas semanas de Novembro a situação não foi diferente, o tempo continuou quente e seco. Em média, os dias tiveram temperaturas de 25°C e chegavam á 32°C , enquanto a umidade relativa do ar ficou próxima dos 79%, porém com minímas de 54%, com exceção apenas da estação Dracena, que registrava mínimas de 44%,em praticamente todos os dias deste mês.
Temperatura e UR médias no Noroeste Paulista de 01 á 12 de Novembro de 2017.
As chuvas até o dia 15 deste mês acumulavam em média 81 mm, destacando-se a estação Ilha Solteira, que registrou 132,8 mm, como o maior índice de chuva, porém ainda não atingiu o esperado para o mês que era de 146 mm. No ano são esperados 1.244 mm para a região e até aqui foram registrados 1.112 mm, o que representa 89% do total. Em geral, até o dia 15/11/2017 todos os municípios nas barrancas dos rios Grande e Tietê receberam um volume de chuva menor que o esperado pela histórico desde 2011.
Volume de chuva histórico esperado e acumulado até 15 de Novembro de 2017.
Vale lembrar que as últimas grandes chuvas na região aconteceram no dia 4, onde os índices variaram de 21,1 á 67,1, nas estações Itapura e Santa Adélia Pioneiros (Sud Mennucci). Desde então, a evapotranspiração de referência, que mensura a soma da evaporação de água do solo e a transpiração das plantas, teve média de 4,5 milímetros/dia, atingindo até 8,1 mm/dia em 14/11/2017, na estação Dracena, ou seja, para suprir a demanda de um gramado irrigado neste dia, foi necessário colocar 8,1 litros de água nestes dias em cada metro quadrado.

SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características