Uso da água, capacitação, carreira, tudo em agricultura irrigada e muito mais

Imagem de plantio de cana recebida pela Internet.

Pod Irrigar - Uso da água na agricultura - Sociedade precisa discutir para qual finalidade
Temos verificado e comentado sobre a variabilidade das chuvas no tempo e no espaço e sobre os eventos extremos que se apresentam com frequência cada vez maiores, o que inclui o número de dias sem chuvas, temperaturas e taxas de evapotranspiração elevadas.
Quando leio ou assisto algumas reportagens parece que muitas pessoas não se deram conta da importância da produção de alimentos para a sociedade e ouso dizer que um número pouco expressivo de pessoas consegue visualizar a importância da agricultura irrigada não somente para a produção de alimentos, mas também para a estabilidade do preço dos alimentos.
Com a expansão da agricultura irrigada, a seguração hídrica por ela proporcionada garante a produção de alimentos ao longo de todos os meses do ano e já não temos mais as cartilhas que nos ensinava a consumir os "alimentos de época" para que pudéssemos gastar menos.
Também, o preço dos alimentos impacta muito mais a população de baixa renda dos os de alta renda.
Mas para se ter sistemas de irrigação em funcionamento é necessário água, cuja fonte pode ser um córrego, um rio, uma represa ou um poço, mas todos direta ou indiretamente dependem das chuvas para que haja a disponibilidade no tempo. Conservar a água na bacia hidrográfica através de diferentes técnicas é uma necessidade para todos os produtores de alimentos, irrigantes ou não e o destino da água para mover atividades econômicas - que garante emprego e o desenvolvimento econômico e social -, como sempre lembra em suas palestras o respeitado Pesquisador da EMBRAPA Dr. Lineu Rodrigues, deve ser devidamente discutido pela sociedade inserida em cada região. "Cabe a sociedade decidir se quer usar a água para produzir alimentos ou outro uso" sempre enfatiza Lineu, concordamos e este uso da água é chancelado ou autorizado pelas agências estaduais ou a Agência Nacional de Águas no caso Federal que dirá a cada usuário quanto poderá usar de água para a atividade-fim.
Se por um lado temos uma análise que define quanto da água disponível podemos usar, cabe ao usuário, em todos os segmentos, fazê-lo com sabedoria, conhecendo técnicas e processos que minimizam o desperdício, e aplicando-as garantirá não somente lucratividade ao seu negócio, mas também, água para todos!
Este foi o tema da edição de 17 de novembro de 2017 do [Pod Irrigar] - o Podcast da Agricultura Irrigada -, mas o Internauta também pode ouvir as outras dicas que estão disponíveis semanalmente a partir de http://podcast.unesp.br/podirrigar.

Fim de mais um semestre


Agradecemos a Engenheira Agrônoma Regiane Bispo que nos auxiliou como Monitora da Disciplina e proporcionou muitas horas de plantão aos nossos alunos. Parabéns aos que se dedicaram e ótimas férias a todos!


Mais uma etapa superada
A vida e o sucesso em qualquer área depende de passos ou da superação de etapas, step by step, como se diz lá nos Estados Unidos - ou como uma escada - muito usado aqui também. E o Engenheiro Agrícola Alberto Mario Arroyo Avilez venceu mais uma etapa da sua formação profissional que o levará a Mestre em Irrigação e Drenagem pela UNESP em breve. No dia 15 de dezembro de 2017 Alberto foi aprovado no seu Exame de Qualificação, tendo como Avaliadores os Engenheiros Agrônomos  Fernando Braz Tangerino Hernandez, João Cury Saad - da UNESP - e Júlio César Thoaldo Romeiro - da CATI - que agradecemos pela participação e comentários e dicas importantes. Alberto está desenvolvendo o importante trabalho sobre o consumo de água pela cana que servirá de importante ferramenta para projetistas e gestores de sistemas de irrigação na cultura.


Oba!!!!! Chegamos à 3000 curtidas no Facebook
Muito obrigado! A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira sempre apostou e praticou a democratização do conhecimento e da informação. E assim opera vários canais de comunicação baseados na Internet. O mais novo deles é a Fan Page no Facebook e com muito orgulho e satisfação anunciamos que chegamos às 3.000 curtidas! Agradecemos o carinho e o interesse pela agricultura irrigada! E você ainda não curtiu? É fácil, pressione aqui!


Capacitação - Bibliografia
E por falar em capacitação, a parceria do Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Irrigação e Drenagem com a ASPIPP proporcionou mais uma realização. Lançado e distribuído em setembro no último IRRIGASHOW - evento já tradicional promovido pela ASPIPP em Campos de Holambra - SP - 6 Boletins Técnicos com foco nos Produtores de Alimentos sob Irrigação, com os temas: Balanço Hídrico Simples;  Determinação da Umidade do Solo pelo Método do Tato e da Aparência do Solo; Software para Avaliação do Desempenho  Hidráulico de Pivôs Centrais; Métodos para Medir Vazão em Sistemas Pivô Central; Operação e Manutenção de Bombas Hidráulicas para Irrigação; Operação e Manutenção de Pivôs.
Estes boletins foram elaborados como parte das atividades do Projeto “Avaliação dos Recursos Hídricos na Sub-Bacia Hidrográfica do Boi Branco, SP, para Capacitação e Gestão Sustentável da Agricultura Irrigada”, financiado pela Programa CAPES/PVE (Pesquisador Visitante Especial), coordenado pelo professor João Carlos Cury Saad, do Departamento de Engenharia Rural da FCA, com participação da Professora .Leonor Rodriguez Sinóbas, do Departamento de Engenharia Agroflorestal da Universidade Politécnica de Madrid, Espanha, que desenvolveu atividades de ensino e pesquisa junto a professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem da UNESP e garantiu a oportunidade de interação e participação de um grande número de pós-graduandos. Vale a pena conferir as publicações que realmente tem uma característica bem prática!

Uso da água na agricultura
Aqui no Brasil, como ressaltado na edição acima do Pod Irrigar, alguns absurdos de vandalismos foram registrados recentemente, trazendo insegurança ao campo que tem a função de produzir alimentos para toda a população. E na Europa, vamos conhecer como se discute o uso da água? Há infográficos interessantes sobre o uso e a política de gestão da água para ser conferidos e servir de modelo para ações de esclarecimento aqui no nosso Brasil.


Legislação ambiental e Produção de Alimentos

Aproveitamos o item legislação para voltar no tema que abordamos em aulas e palestras que foi o verdadeiro absurdo da depredação e o vandalismo organizado sobre a Fazenda Igarashi em Correntina - BA, exatamente em uma região onde a Produção de Alimentos sustentável só pode se dar com a segurança hídrica vinda dos sistemas de irrigação e para isso, numa região de elevado déficit hídrico, há necessidade de muito planejamento para a otimização dos equipamentos e uso da água. E tudo isso foi feito! De acordo com a imprensa, as investigações sobre o caso Igarashi acontecem em meio à discussões sobre uso e cobrança da água. (A) e empresas do setor se manifestaram repudiando o acontecido, como a ABAPAiCrop, Valmont, enquanto que não se sabe se por má-fe ou desinformação mesmo, há quem defenda o ato de vandalismo e desrespeito ao direito de propriedade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características