Com a chegada da chuva, a temperatura diminui no Noroeste Paulista

As estações, Ilha Solteira, Santa Adélia, Marinópolis, Populina e Paranapuã registraram volume de chuva superior a 10 mm durante a madrugada do dia de hoje, o maior valor de chuva foi registrado pela estação Marinópolis, 35.3 mm e o menor pela estação Populina, 10.4 mm. A chuva ocorrida na região do Noroeste Paulista veio junto com uma leve diminuição da temperatura, sendo que durante esta semana a temperatura veio aumentando gradativamente, registrando valores máximos da média em toda a região de 36.4 °C, e com uma máxima temperatura de 37.2 °C registrada pela estação Santa Adélia no dia 23/01/2018.

Mapa da chuva acumulada do 25/01/2018

Gráfico da temperatura máxima no mês de janeiro 
Hoje a temperatura máxima registrada na região foi nas estações de Ilha Solteira e Dracena com o mesmo valor de 33.1 °C. Na região também foi registrada hoje uma temperatura média máxima de 28.5 °C, sendo está a menor registrada durante a semana.


Mapa da temperatura do ar em 25/01/2018
Quanto a evapotranspiração, ontem tivemos elevadas taxas em toda a Região Noroeste Paulista, sendo a maior registrada na estação localizada no município de Marinópolis 6.1 mm/dia, ficando acima da média da região do mês de janeiro que é 4.1 mm/dia. 
As altas taxas de evapotranspiração registradas ontem foram repostas com a chuva ocorrida nesta madrugada que atingiu quase toda a região. Assim deixando os irrigantes tranquilos, que não precisaram utilizar seus equipamentos de irrigação nos próximos dias, considerando um bom armazenamento de água no solo, e desta forma diminuíram seus gastos no custo de produção final.

Mapa da Evapotranspiração de referência do 24/01/2018

Valores médios e totais da evapotranspiração de referência e chuva durante o mês de janeiro 
SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar

- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características