DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA

No dia 04 de janeiro de 2018, às 9:00 horas, no Anfiteatro do Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos (DEFERS), acontecerá a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso em Agronomia de Mariele Squizato, integrante da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Mariele foi Bolsista Iniciação Científica da FAPESP de 1 de dezembro de 2016 a 31 de julho de 2017 no projeto "Evapotranspiração e agricultura irrigada por pivô central no Noroeste Paulista" (Processo: 16/19209-5) que resultou em seu Trabalho de Conclusão de Curso iniciado em maio de 2016 intitulado “Evolução e identificação da área irrigada por pivô central no Noroeste Paulista” que traz resultados atuais sobre a situação da agricultura irrigada por sistema pivô central na região e destaca a importância do levantamento de dados para a otimização da gestão dos recursos hídricos na agricultura.

A Banca Examinadora será composta pelo Engenheiro Agrônomo e Doutorando em Sistemas de Produção Gustavo Antonio Xavier Gerlachi e pela Engenheira Agrônoma e Doutoranda na Regiane de Carvalho Bispo, além do Orientador, Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da UNESP Ilha Solteira.

O trabalho teve como principais objetivos a identificação das áreas irrigadas por pivô central nas Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) dos Rios Turvo/Grande, São José dos Dourados e a margem direita do Baixo Tietê, na região Noroeste Paulista, incorporando as novas áreas em relação a julho de 2015 até dezembro de 2016 e a identificação da agricultura irrigada a nível de município e microbacia hidrográfica. Para isso utilizou-se como principal ferramenta o software ArcGIS para identificação das áreas e estabelecimento do banco de dados relacional.

Tabela 1: Cenário da agricultura irrigada na região Noroeste Paulista em 2016.
A Tabela 1 mostra de forma resumida alguns dos resultados obtidos pelo trabalho, em que se constatou a evolução de 22 novos equipamentos sistemas pivô central na região Noroeste Paulista, com um acréscimo de 764 hectares irrigados entre julho de 2015 e dezembro de 2016. Constatou-se também, que o total de área irrigada e de equipamentos contabilizados no final de 2016 foi de 16.501 hectares e 344 equipamentos, assim como exemplificado na Figura 1.
Figura 1. Distribuição dos sistemas pivô central no Noroeste Paulista o ano de 2016.
SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar

- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características