Chuvas com grandes variações em fevereiro

A chuva encerrou Janeiro com muitos estragos na região Noroeste Paulista. Em fevereiro houveram relatos de alagamentos e árvores caídas em alguns dos municípios monitorados pela Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp Ilha Solteira, que opera a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista.

Fato é que a chuva apresentou grande variação no seu volume em cada município, enquanto Populina já recebeu um volume de 16% maior que o esperado, Ilha Solteira recebeu apenas 18 mm desde o dia 1 de fevereiro de 2018, o que representa apenas 11% do esperado para o mês.

A explicação para isto está ligada á ocorrências de chuvas convectivas, ou chuvas de verão - ou ainda chuvas de manga - que se formam, ao final de um dia quente e com elevada taxa de evapotranspiração. Normalmente estas chuvas possuem grande intensidade e baixo volume total, sendo assim elas costumam ser de pouca duração e muito localizadas.
Chuva variou muito na região noroeste paulista nesta quinzena de fevereiro.
SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características