Domingo de chuva forte na região Noroeste Paulista

O Noroeste Paulista acordou sob chuva forte neste domingo (18). Segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, que opera a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, os municípios de Pereira Barreto (Estação Santa Adélia), Marinópolis e Ilha Solteira registraram 59, 34 e 23 mm de chuva desde á 00:00 de hoje. No mês de fevereiro as estações Populina e Paranapuã, ambas na barranca do Rio Grande, foram as estações que apresentaram maior volume precipitado desde o início do mês com 136 e 125 mm registrados. Vale lembrar que grande parte dos municípios do Noroeste Paulista não atingiram o volume esperado para o mês de fevereiro este ano.
Chuva em fevereiro de 01 á 18 de fevereiro no Noroeste Paulista.

Em Pereira Barreto, na estação Santa Adélia, desde as 00:00 horas foi registrado um volume de chuva de 58,9 mm, ou seja, choveram aproximadamente 59 litros a cada metro quadrado nas redondezas. Entretanto o que mais preocupou agricultores e a população residente próximo foi a intensidade da chuva, que corresponde basicamente á velocidade que a chuva está caindo. Entre 3:10 e 3:20 a intensidade média da chuva foi de 89,6 mm/ hora com um pico de 109,2 mm/h. O vento também se destacou na madrugada entre as 3:00 e 3:50 ficou classificado como Forte. No ano esta estação já registrou 400 mm e seguida por Marinópolis e Paranapuã com 383 e 367 mm, são os três municípios com os maiores índices pluviométricos de 2018. A estação Dracena foi a que registrou a menos marca até aqui com 181 mm.

SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características