ALTAS TEMPERATURAS E TAXAS DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO NO MÊS DE MARÇO

O mês de março mal chegou na metade e as temperaturas registradas na primeira quinzena do mês já ficaram acima da média histórica em toda a Região Noroeste Paulista. 

Dando destaque para as Estações Agrometeorológicas Bonança com 1,6°C e as estações de Santa Adélia e Santa Adélia Pioneiros que registraram 1,5°C acima da média histórica de março. 

As estações localizadas nos municípios de Ilha Solteira, Marinópolis, Paranapuã registraram 1,4°C acima na média para o mês de março, seguida pela estação localizada em Populina com 0,9°C e Itapura com 0,2°C. Dados que indicam que o mês de março está sendo mais quente do que o esperado baseando nos dados históricos do Canal CLIMA da UNESP

As Estações Bonança e Dracena registaram o hoje o dia mais quente do mês de março com 36,2°C em ambas. Estação Santa Adélia Pioneiros também registrou nessa tarde o dia mais quente do mês com 36,9°C. Porém, os dias mais quentes deste ano ainda continuam sendo dia 23 e 24 de janeiro com temperatura máxima de 37,8°C.

Gráfico: temperatura média e histórica do mês de março de 2018

A evapotranspiração de referência registrada pelas Estações Agrometeorológicas monitoradas pela Área de Hidráulica e Irrigação mostram que as taxas de evapotranspiração do mês de março já estão acima da base histórica de dados.

Gráfico 2: evapotranspiração histórica e no mês de março de 2018

Com as taxas de evapotranspiração acima do esperado, confirma que o mês de março está sendo mais quente mesmo. Com isso os irrigantes estão tendo que utilizar seus equipamentos de irrigação com maior frequência. Como foi o caso no Laboratório e Hidráulica e Irrigação.




SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: http://www.feis.unesp.br/irrigacao/irrigacao.php 
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características