Chuva e temperatura no mês de abril no Noroeste Paulista


O mês de abril está chegando ao fim com chuvas abaixo do esperado pela média histórica em toda a região Noroeste Paulista - que compreende a região entre a margem direita do rio Tietê e a margem esquerda do rio Grande, tendo o rio Paraná como limite oeste. Já caracterizada como a região de maior déficit hídrico do Estado de São Paulo.
Os registros da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira mostram que, até o momento, todas as estações registraram índices pluviométricos inferiores ao esperado. A estação que mais se aproxima da média histórica para o mês de abril é Ilha Solteira, com 80 mm, 7 mm a menos do esperado. Em seguida, destacam-se a estação Bonança (localizada no município de Pereira Barreto) e Marinópolis, ambas com 14 mm a menos da média histórica.
Gráfico: Chuva histórica e em abril de 2018.
Em relação à temperatura todas as estações se aproximam do esperado para o mês de Abril, sobressaindo Marinópolis que registrou uma temperatura média de 0,4°C acima do previsto.

Gráfico: Temperatura média histórica e em abril de 2018.
A menor temperatura registrada nesse mês foi no município de Populina, 13,3°C. Desde 2016 essa ou menor temperatura não ocorria no mês de abril.
A estação Santa Adélia Pioneiros, no município de Sud Mennucci, registrou a temperatura mais alta nesse período, 35°C.


SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: http://www.feis.unesp.br/irrigacao/irrigacao.php 
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características