Análise do tempo em maio

O mês de maio de 2018 terminou e foi marcado por baixas temperaturas e umidade relativa do ar. A região Noroeste Paulista obteve média de temperatura diária do ar de 22,9°C, segundo dados da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Ainda segundo o grupo, maio registrou as menores temperaturas do ano entre os dias 20 e 22 nas 9 estações agrometeorológicas operadas. Em Ilha Solteira a temperatura mínima registrada no ano foi de 8,8°C no dia 21, porém os municípios de Populina e Paranapuã, na barranca do Rio Grande, registraram as menores temperatura do ano na região com 4,2°C e 5,2°C respectivamente.

A umidade relativa do ar também foi destaque na região e em maio o índice médio no noroeste paulista foi de 39,7 %, sendo a menor registrada na estação Santa Adélia (Pereira Barreto - SP) com 24,6%.

A chuva também não apareceu no mês de maio, tendo média na região de 8 mm, apenas 11% dos 71 mm esperados. O município de Marinópolis registrou o maior volume no mês com 24 mm porém os outros 8 municípios monitorados seguiram com valores próximos de 6 mm ou no caso da estação Santa Adélia que registrou apenas 2 mm de chuva neste mês. No ano, a região já recebeu, em média, 521 mm que representa 24%  a menos do volume esperado de janeiro a maio (-163 mm) e 42% do esperado no ano.
Chuva espera e a de maio de 2018 no noroeste paulista.
SERVIÇO: 
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: http://www.feis.unesp.br/irrigacao/
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características