Setembro inicia com temperaturas elevadas e 153 dias sem chuvas

Chegamos ao fim do mês de agosto, que teve baixo índice de pluviosidade, sendo 6 mm acima da média histórica do mês. Contudo, é importante enfatizar que em alguns municípios da Região Noroeste Paulista, o déficit hídrico continua, chegando a 153 dias sem chuvas segundo o "placar" disponibilizado pelo Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, que explica que na agricultura é considerado dia de chuva quando chove 10 mm ou mais em um mesmo dia. Nesse cenário de tantos dias sem chuva, a agropecuária sofre e não produz, dessa forma a utilização de sistemas de irrigação fazem a diferença.


Gráfico comparando a chuva histórica e  em de agosto de 2018
As chuvas que chegaram a região Noroeste Paulista foram de forma desigual, alguns municípios reiniciaram a contagem do número de dias sem chuvas, sendo eles Pereira Barreto (Estações Bonança e Santa Adélia), Sud Mennucci, Populina e Paranapuã. 
Ainda de acordo com as medições climáticas feitas pela UNESP Ilha Solteira a partir da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, quando analisamos o mês de agosto em outros anos notamos que, em 2017 foram 93 dias sem chuvas em média e já em 2016 foram 76 dias, sendo os déficit hídricos iniciados em junho. Este ano, cana-de-açúcar esta sendo uma das culturas que mais sentiram a seca, segundo Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez “o setor canavieiro deve apresentar uma queda na produtividade e ainda sofrer consequências no próximo ano, devido a impossibilidade na renovação dos canaviais”.

Temperatura, evapotranspiração e vento.

Setembro iniciou com tudo, ontem (1) a temperatura média em toda região Noroeste Paulista chegou a 28 ºC, com o município de Ilha Solteira registrando a maior temperatura de 38,4 ºC as 14:07h, hoje (2) a temperatura máxima registrada pela Rede Agrometeorologia do Noroeste Paulista foi de 36 ºC em Populina às 12:59h. 
Conforme dados disponibilizados pelo Canal Clima da UNESP Ilha Solteira ontem foi registrado altas taxas de evaporotranspiração, com valores superiores a 5 mm/dia em toda região, com exceção dos municípios de Populina e Paranapuã. O Município de Pereira Barreto (Estação Santa Adélia) registrou a maior evapotranspiração de 7,0 mm/dia com a velocidade do vento atingindo 36,4 km/h e radiação de 18,6 MJ/m².dia. 

Evapotranspiração de referência de ontem (01/09)
Agora (17:20 horas - http://clima.feis.unesp.br/sobrepor/temp_umr.php) não há chuvas no Noroeste Paulista e a temperatura varia entre 22,5 ºC em Itapura em 24,4ºC em Sud Mennucci e a umidade relativa variando entre 68% e 72% e com tempo fechado.


SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: http://www.feis.unesp.br/irrigacao 
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características