No [PodIrrigar]: Expansão, capacitação técnica e ações da UNESP em apoio aos Irrigantes, mas tem carreira e desastre ambiental


[PodIrrigar] - Expansão, capacitação técnica e ações da UNESP em apoio aos Irrigantes
Produtores de Alimentos sob irrigação das regiões Noroeste e Oeste Paulista se reuniram para um treinamento sobre manutenção e operação dos sistemas pivô central. A ideia foi capacitá-los para melhor utilização dos seus equipamentos, tanto na gestão da irrigação, como ao conhecerem à fundo o funcionamento e sua estrutura eletro-mecânica, poderem realizar reparos emergenciais, evitando abrir um chamado à revenda por problemas de pequena monta. Também, puderam conhecer os dispositivos de acionamento remoto dos equipamentos, bem como o funcionamento destes aplicativos.
Tivemos a satisfação de abrir este treinamento mostrando a evolução das áreas irrigadas entre os rios Grande e Paranapanema, estimulando-os à aumentar suas áreas irrigadas, aproveitando os recursos hídricos disponíveis nesta parte Oeste e Noroeste do Estado de São Paulo, regiões que irrigam por pivô central apenas 0,2% e 0,5% das terras, conforme estudo conduzido pela UNESP que tem como meta promover a expansão das áreas irrigadas e bem como produzir conhecimento que leve ao uso mais eficiente da água na agropecuária. De fato, irrigamos muito pouco, desperdiçando oportunidades de desenvolvimento sócio-econômicos e são dezenas de municípios que não contam com irrigação em seus domínios.
Também mostramos as consequências da maior crise hídrica já presenciada e na sequência, a maior crise por chuvas dos últimos 30 anos registrada este ano na região, com inclusive morte de animais, ao mesmo tempo em retomamos a expansão da área irrigada no Brasil, que sempre cresceu - mesmo com a crise hídrica - à taxas superiores ás registradas na nossa economia.
A expansão das vendas de estações agrometeorológicas e sensores de solo também é uma realidade, porém, investimento já feito, muitos usuários ainda tem dificuldades na manipulação dos dados gerados e assim, o manejo da irrigação e capacitação técnica se constituem no maio desafio da agricultura irrigada, mesmo com o avanço das novas tecnologias e o barateamento da eletrônica e da IoT.
Neste sentido a UNESP coloca à disposição dos Irrigantes um conjunto de ferramentas e informações livres e gratuitas que possibilitam a gestão e uso da água em diferentes seguimentos econômicos, o que inclui a irrigação. Pergunte ao Google pela palavras “irrigação” + UNESP e aproveite as oportunidades oferecidas pelos diferentes canais de comunicação.
Este foi o tema da edição de 14 de novembro de 2018 do [Pod Irrigar] - o Podcast da Agricultura Irrigada -, mas o Internauta também pode ouvir as outras dicas que estão disponíveis semanalmente a partir de http://podcast.unesp.br/podirrigar.

Brasil do futuro
No Editorial da Folha de São Paulo de 13 de novembro de 2018, "Ensaio de otimismo - Agenda liberal e formação da equipe encorajam previsões mais favoráveis para a economia" até que enfim um "ensaio" deste jornal de que temos chance de ter um país melhor do que vivenciamos hoje. Estamos na torcida para que isto acontece. Bolsonaro e sua Equipe terão a sua chance. Já vimos Governantes em diferentes níveis desprezaram a oportunidade! Que o Presidente eleito não a despreze! Destacamos: "...Contribuem para o ensaio de otimismo a agenda liberal do presidente eleito e a equipe gabaritada que vai se formando em torno do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes. Nesta segunda (12), por exemplo, confirmou-se a ida do ortodoxo Joaquim Levy, ex-titular da Fazenda, para o BNDES... Há pela frente ainda ajustes do sistema de impostos e de problemas regulatórios que hoje travam a atuação do setor privado em rodovias, ferrovias, telecomunicações e energia elétrica. Afinal, a capacidade estatal de expandir a infraestrutura tende a ser mínima ao longo do próximo quadriênio. Não haverá retomada sólida sem aumento expressivo da taxa de investimento - que, durante os anos de recessão, despencou de 20,9% para 15,5% do PIB, a menor cifra em mais de duas décadas..."
Ainda segundo a Folha de São Paulo, confira os principais desafios do governo Bolsonaro nas áreas de educação, ciência e meio ambiente.

Incêndio na California
Estivemos em Portugal e Espanha em setembro último e presenciamos a ação de 5 helicópteros e três aviões combatendo um incêndio de 20 hectares na pequena Carnota - Espanha.
,
 Carnota em 6 de setembro de 2018.


E nas rádios escutamos que Portugal teve este ano mais de 8.000 focos de incêndio. Agora, a tragédia na California. Clima seco, mudança climática e atividade humanas estão entre as principais causas de tantos incêndios. Conheça detalhes relacionados à California.

Carreira
Precisa de emprego? Sabe fazer um curriculum atraente? Confira as boas dicas na matéria da Jornalista Fernanda Reis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características