Análise do tempo em Novembro

O mês de novembro de 2018 foi marcado por chuvas em toda região Noroeste Paulista. Segundo dados da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, a média da região foi uma precipitação de 230 mm, 75 mm a mais que o esperado para novembro (média histórica = 155 mm) com destaque para a estação instalada em Populina onde foram registrados 302 mm no mês. O maior volume diário foi 87,1 mm ocorrido na estação Bonança, município de Pereira Barreto, no dia 23/11. Contudo o mês mais chuvoso desse ano continua sendo janeiro, com uma média de 260 mm de chuva na região.
Até o momento choveu 1011 mm em 2018 no Noroeste Paulista, esse volume representa 79% do esperado para o ano na região.
Canal CLIMA
A temperatura média de todas as estações ficou em 25,3°C, onde os maiores observados foram em Ilha Solteira, média de 26,1°C. A média de temperatura da região ficou um pouco abaixo da média histórica, que é de 25,9°C.
A  umidade relativa do ar no mês de novembro foi a maior registrada no ano, e as estações Ilha Solteira, Paranapuã e Populina chegaram a uma média mensal maior que 95%.

SERVIÇO:

- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: http://www.feis.unesp.br/irrigacao 
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características