[PodIrrigar] - iCrop e Netafim são os convidados da semana e ainda estatísticas da agropecuária brasileira

Engenheiro Agrônomo André Boncompani fundador e Diretor da iCrop.


Engenheiro Químico Alexandre Gobbi, Diretor Presidente da Netafim Brasil.

Outras edições do PodIrrigar UNESP podem ser escutadas a partir DAQUI

Investimentos na agropecuária e logística
Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo Gustavo Diniz Junqueira diz em vídeo publicado no LinkedIn que a equipe da pasta está pronta para assessorar quem busca oportunidades no agronegócio do estado. O vídeo destaca números da economia paulista e áreas nas quais São Paulo é líder na produção mundial, como açúcar, etanol de cana-de-açúcar e suco de laranja. Este video foi apresentado pelo Governador João Dória no Forum Mundial de Davos.

Conheça 7 medidas anunciadas pela ministra da Agricultura na abertura da colheita da soja.

Investimentos: Ministério da Infraestrutura anuncia concessão de 3 ferrovias até 2020. O primeiro trecho a ser concedido, em março, deverá ligar Porto Nacional, no Tocantins, a Estrela d’Oeste, em São Paulo, integrando uma conexão entre os portos de Itaqui e Santos.

Avocado: Consumo de abacate cresce com Super Bowl e México exporta recorde. As semanas que antecedem a partida decisiva do futebol americano são importantes para o comércio da fruta da região de Michoacán.

Frete: Avanço da colheita e maior concorrência por frete pode amenizar alta de 1,5% na tabela. Governo anuncia data para licitações de ferrovias importantes que vão ampliar e modernizar o escoamento da safra de grãos.

Estatística - Tamanho da agropecuária e das reservas florestais / ambientais
Quais países mais usam suas terras para produzir alimentos? Lavouras são apenas 7,6% do Brasil, segundo a NASA. Em 2016, a Embrapa Territorial já havia calculado a ocupação com a produção agrícola em 7,8% (65.913.738 hectares). Os números da NASA datam de novembro de 2017, indicando percentual menor, mas segundo o chefe geral da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda, doutor em Ecologia, é normal a pequena diferença de 0,2% entre os dados brasileiros e norte-americanos. As maiores áreas cultivadas estão na Índia (179,8 milhões de hectares), nos Estados Unidos (167,8 milhões de hectares), na China (165,2 milhões de hectares) e na Rússia (155,8 milhões de hectares). Somente esses quatro países totalizam 36% da área cultivada do planeta. O Brasil ocupa o 5º. lugar, seguido pelo Canadá, Argentina, Indonésia, Austrália e México.


Neste tema, vídeo sugerindo que Brasil já tem áreas protegidas demais viraliza nas redes e gera polêmica na comunidade científica e André Trigueiro faz uma analise que deve ser conhecida.



E o potencial das nossas terras, você conhece? O trabalho "Análise territorial para o desenvolvimento da agricultura irrigada no Brasil" (2014) composto por 49 mapas temáticos aborda as nossas possibilidades de crescimentos e as suas restrições.

Emprego e empregabilidade
Conheça as dez habilidades profissionais mais requisitadas, segundo o LinkedIn. Saiba quais são as "soft skills" (habilidades socioemocionais, como ser bom de conversa) e "hard skills" (competências técnicas específicas) mais atraentes para as empresas na hora de contratar. Adiantamos que criatividade é a habilidade mais desejada pelas empresas.

E por falar em oportunidade, a Jaguacy Avocado - em Bauru -, maior produtora e comercializadora de avocados, oferece oportunidade para recém formados realizarem o programa de Trainee. Entrem no site, envie o curriculum, manifestação de interesse e no Assunto escreva "Trainee" ou "Estágio".

Tragédia
A tragédia de Brumadinho nos remete à resenha de 06 de dezembro de 2017, quando no ítem "Barragens e recursos hídricos" destacou o relatório que alertava para barragens com estruturas comprometidas e também traz sugestões de leituras ligadas aos recursos hídricos e bacias hidrográficas. Apesar da comoção social e da cobrança de culpados pelo desastre provocado com o rompimento da barragem em Brumadinho (MG), a Lei de Crimes Ambientais não tem como prioridade prender responsáveis. Especialista em Direito Ambiental, a advogada Letícia Yumi Marques explica que o foco principal da legislação é a reparação de danos à natureza. Já para o advogado criminalista Davi Tangerino, paralelamente às buscas e atendimento das vítimas, as autoridades precisam investigar as causas do desastre para identificar se houve algum tipo de falha ou omissão relevante. Na sua opinião, em caso de "fortes indícios de quebra de dever", pessoas físicas podem ser responsabilizadas. "É preciso lembrar que mineração é uma atividade de risco, que a natureza também causa eventos indesejáveis. Se, porém, houver indícios fortes da quebra de dever, buscam-se as pessoas físicas responsáveis e, em caso de constatação de crimes ambientais, da própria pessoa jurídica, que também pode ser responsabilizada."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características