Temperaturas recordes e finalmente chuva no Noroeste Paulista após 30 dias

Após 30 dias sem chuvas em alguns municípios do Noroeste Paulista, como Ilha Solteira e parte de Pereira Barreto, a chuva finalmente chegou ainda que de forma irregular.
A Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, registrou na tarde de ontem 45,7 mm em Ilha Solteira, 32 mm em Paranapuã, 20,8 mm em Itapura, 17,8 em Marinópolis e 11,9 mm na estação Santa Adélia (município de Pereira Barreto).
Canal CLIMA
Apesar da boa precipitação no dia de ontem, em Ilha Solteira só choveu até agora 30% do esperado para o mês de janeiro. O mesmo acontece com Marinópolis onde a precipitação só chegou a 28% do esperado, Populina que atingiu somente 25% do esperado e Santa Adélia (Pereira Barreto) onde apenas 21% do esperado para o mês de janeiro foi alcançado até o momento.
De acordo com o Canal CLIMA tem-se uma média de temperatura 27,8°C ao longo desses 24 dias de janeiro na região. As temperaturas máximas chegam a uma média de 35,1°C, onde tiveram picos de até 39,4°C em Marinópolis e Santa Adélia Pioneiros (município de Sud Mennucci) no dia 23/01/2019, e 39,8°C em Ilha Solteira no dia 22/01/2019. Vale lembrar que a maior temperatura registrada no ano passado em Ilha Solteira foi de 39,5°C, valor já batido logo no início desse ano. É importante ressaltar também que as medições de temperatura são padronizadas e feitas sempre à sombra.
Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira
Junto ao calor as taxas de evapotranspiração também estão elevadas em toda a região que conta com uma média de 4,8 mm/dia. A média de evapotranspiração na região na mesma época do ano passado, não ultrapassam os 4,1 mm/dia. No campo, para que não ocorram perdas nas produções é necessário utilizar os sistemas de irrigação adequadamente.

SERVIÇO:

- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: http://www2.feis.unesp.br/irrigacao/irrigacao.php 
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características