Alto volume e intensidade de chuva no Noroeste Paulista

Hoje o dia foi marcado por alto volume e intensidade de chuva na região Noroeste Paulista.
A estações da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, monitorada pela Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp Ilha Solteira, registraram uma chuva maior que 10 milímetros em toda a região, com exceção da estação Bonança (Pereira Barreto) e Sta. Adélia Pioneiros (Sud Mennucci). O destaque vai para estação de Santa Adélia (Pereira Barreto) que registrou o maior volume do dia até o momento, com 66 mm, seguida por Itapura com 56,6 mm e Paranapuã com 54,1 mm.


Se tratando de intensidade as mais altas foram registradas em Paranapuã com 106,8 mm/h às 14:00, em Santa Adélia (Pereira Barreto) com 100,8 mm/h às 12:45, e em Itapura com 94,8 mm/h.
Vale lembrar que quando tratamos de intensidade de chuva significa a quantidade de chuva por unidade de tempo, no nosso caso, milímetros por hora. Na agricultura, altas intensidades podem trazer danos, como intensificar processos erosivos, portanto se faz necessário o uso de práticas de conservação de solo para evitar estes danos. E quando tratamos de volume de chuva é a quantidade total expressa em milímetros.

SERVIÇO:

- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: http://www2.feis.unesp.br/irrigacao/irrigacao.php 
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características