Curva característica de retenção de água no solo - O que é isso? Para que?


[PodIrrigar] - Curva característica de retenção de água no solo - O que é isso? Para que?
Curva característica de retenção de água no solo! Mas o que é isso? Para que serve?


Para fazer um adequado programa de nutrição das plantas é fundamental a análise da fertilidade do solo. Isso todos os produtores de alimentos já entenderam!
Mas para fazer um adequado programa de irrigação a primeira informação que devemos conhecer é a Capacidade de Água Disponível - a CAD do solo que será irrigado! A CAD é quanto de água se retém no solo em uma profundidade de interesse. 40 cm no milho, 30 cm no feijão, 80 cm de profundidade na cana e assim por diante.
Esta informação é conseguida através da retirada de uma amostra de solo indeformada, contida em um anel de aço normalmente de 4 cm de altura e 4,5 cm de diâmetro cravado e retirado na ou nas profundidades de interesse e em seguir levada até um Laboratório de Física de Solo para a determinação de ao menos três pontos: Saturação, Capacidade de Campo e Ponto de Murchamento Permanente. Pronto, já temos os limites superior e inferior da curva característica de retenção de água no solo.

Essa curva precisa ser entendida e popularizada para todos os Irrigantes. Se o manejo da irrigação for baseado na atmosfera, com a estimativa da evapotranspiração da cultura, bastam estes três pontos, mas para que o manejo seja for realizada com sensores de solo, a curva deve ter vários outros pontos. Se a CAD é determinada a partir de amostra de solo, mas quantas amostras serão necessárias para que seja realmente representativa? Esta é a resposta que o Doutorando na UNESP Diego Gonçalves Feitosa mostrou no seu Exame de Qualificação, tendo sido avaliado também pelos Doutores Marcelo Andreotti e Rafael Montanari, quando utilizando uma área comercial de cana retirou dezenas de amostras em locais e profundidades distintas e aplicou técnicas estatísticas para sugerir a profundidade e número ideal de amostras que sejam representativas da CAD da área.



Ainda demonstrou as variações e as consequências no armazenamento de água no solo que podem ocorrer no manejo da irrigação quando se utiliza valores de CAD não representativos.
Este será um dos temas a serem abordados no III Simpósio de Solos Arenosos em Campo Grande -MS em 9 de maio de 2019.
Este foi o tema da edição de 8 de abril de 2019 do [Pod Irrigar] - o Podcast da Agricultura Irrigada -, mas o Internauta também pode ouvir as outras dicas que estão disponíveis semanalmente a partir de https://podcast.unesp.br/canal/13/pod-irrigar

Citros e cana


Trabalho, economia e aposentadoria
Este assunto afeta a todos que estão trabalhando ou que entrarão no mercado do trabalho! É bom se interessar por ele! Penso que há muito a aprender com este "Chicago Boy" - carioca - Paulo Guedes (Mestrado e Doutorado em Chicago e Economista pela UFMG). Tem que apenas dar um desconto nesta Miriam Leitão que não consegue deixar a ideologia de lado para fazer Jornalismo! Sequer deixa o entrevistado terminar a frase ou o raciocínio! Voltando à Paulo Guedes, foi um dos fundadores do Ibmec, criado para ser um instituto de pesquisas sobre o mercado financeiro. Foi também um dos fundadores do think tank liberal Instituto Millenium. Acho interessante uma instituição ser excelência e identificar seus alunos, isso mostra confiança e reconhecimento pelo trabalho de formação! Como é o caso da The University of Chicago, fundada em 1890!

Outro Chicago Boy que junto com Paulo Guedes fundou o IBMEC que em São Paulo se desdobrou no atual INSPER - uma das melhores instituições de ensino do país - é o Engenheiro Mecânico e Industrial pelo Instituto Militar de Engenharia (1969) Claudio Luiz da Silva Haddad, que fez Mestrado (1972) e Ph.D. em Economia na Universidade de Chicago (1974), sendo sócio e diretor superintendente do Banco Garantia (1983-1998), diretor do Banco Central do Brasil (1980-1982) aos 33 anos, professor de economia da Escola de Pós-Graduação de Economia, Fundação Getúlio Vargas (1974-1984) e atualmente é presidente do Insper do Conselho do Grupo Ibmec S.A., entidade mantenedora das Faculdades Veris e Ibmec (Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília). Para ele "meritocracia, transparência, foco, continuidade e fundamentalmente o desenvolvimento de capital social (educação mais cidadania)" é a chave para o desenvolvimento e sucesso. Assista a entrevista "The Insper Story" e começa o Insper!

Falando de economia e treinando o inglês
Você prefere algo mais diversificado para treinar o seu inglês? Então a dica é o canal Cities-X? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características