Necessidade hídricas da cultura do milho no Noroeste Paulista

Victor Rocha Araújo, Fernando Braz Tangerino Hernandez, Vitor Felipe Trinca e João Luis Zocoler após a Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso com o estudo sobre a irrigação de milho.

PodIrrigar - Necessidade hídricas da cultura do milho no Noroeste Paulista é tema de pesquisa
O Brasil é o segundo maior exportador e o terceiro maior produtor de milho, tendo esta cultura grande importância econômica e é a principal opção de plantio irrigado no inverno e primavera na região Noroeste Paulista que tem 1.282 mm anual de precipitação média e 1.506 mm de evapotranspiração de referência média anual e ainda 8 meses de déficit hídrico.


Vitor Felipe Trinca combinou informações de solo, com as variáveis agrometeorológicas e ainda as provenientes de imagens de satélite, para, sob pivô central e carretel enrolador, concluir a última exigência da UNESP Ilha Solteira para se tornar Engenheiro Agrônomo.



O uso dos coeficientes de cultura baseados nos Graus-Dia acumulados resultou em estimativas da evapotranspiração da cultura semelhantes em comparação com a metodologia proposta pelo Boletim 56 no segundo semestre, porém, no primeiro semestre, foi 14% superior.
Nas semeaduras em diferentes meses, ao menos 50% da água total fornecida à cultura veio da irrigação, enquanto que o plantio em agosto exigiu 60% da demanda total suprida pelos sistemas de irrigação e assim, os custos operacionais ligados ao fornecimento de energia são menores em plantios no primeiro semestre, que apresenta menor evapotranspiração e um aproveitamento maior das chuvas para suprir a demanda da cultura.



O estudo mostrou que a análise histórica da frequência das chuvas e da evapotranspiração é uma importante ferramenta para definição de épocas de plantio, em que combinando estas informações, pode-se definir as melhores datas de semeadura para menor custo operacional relativo à energia utilizada, com o maior aproveitamento da água das chuvas, pelas diferentes culturas, e ainda garantindo a segurança hídrica oferecida pelo investimento em sistemas de irrigação.



Este foi o tema da edição de 23 de março de 2019 do [Pod Irrigar] - o Podcast da Agricultura Irrigada -, mas o Internauta também pode ouvir as outras dicas que estão disponíveis semanalmente a partir de https://podcast.unesp.br/canal/13/pod-irrigar.

Agricultura, clima e meio ambiente
Programa de Regularização Ambiental: Câmara debaterá MP que prorroga prazo. Proposta de trabalho deve ser apresentada no dia 3 de abril de 2019 e a intenção é estender adesão de produtores até 31 de dezembro de 2019.

Marca na agricultura sendo descartada
É muito difícil e exige tempo construir um nome ou uma marca. Eu, aprendi a gostar da Agronomia admirando o trabalho do Engenheiro Agrônomo na então "Casa da Lavoura", depois Casa da Agricultura, todas organizadas pela CATI. Claro que eu também não gostei da decisão e assim como as entidades do agronegócios que criticam decreto que muda a denominação  desta imprescindível instituição. Esperamos que o Governador Dória reverta esta lamentável e infeliz decisão!

Uso inteligente da água
Derrel Martin, Professor e Pesquisador da Universidade de Nebraska, com um intenso trabalho de interação com os Irrigantes para o eficiente uso da água na agricultura explica a importância do manejo da irrigação. Bom para treinar o inglês!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características