Produção agropecuária, infra estrutura e logística de transporte


Aulas
As ilustrações utilizadas nas aulas de Armazenamento e Beneficiamento de Grãos estão disponíveis AQUI! Há links e recomendações bibliográficas indicadas para os estudos na disciplina! Não deixem de acompanhar também na imprensa as notícias ligadas ao conteúdo ministrado! Há atualmente uma forte movimentação no setor!

Diagnóstico, Planejamento e Execução
O PNLT - Plano Nacional de Logística e Transportes foi lançado no ano de 2006, a partir de uma parceria entre o Ministério dos Transportes e o Ministério da Defesa. Seu objetivo principal é estabelecer propostas para a melhoria e aperfeiçoamento da infraestrutura nacional de transportes - portos, aeroportos, estradas, etc. - do ponto de vista logístico. Prevê a realização de workshops permanentes (ou seja: reuniões dos diversos grupos interessados no assunto), visando produzir informações bem fundamentadas e que permitam a intervenção pública e privada no setor (investimentos), corrigir ou reduzir os gargalos (obstáculos e dificuldades) que afetam essa área e, assim, contribuir para o desenvolvimento econômico da nação como um todo.
Trata-se, portanto, de reunir os representantes do Governo, de empresas, confederações, sindicatos, usuários, entre outros, para elaborar relatórios que servirão de base para os planejamentos de médio e longo prazo no campo da logística de transporte de cargas e de passageiros.
a) identificação, otimização e racionalização dos custos envolvidos em toda a cadeia logística adotada entre a origem e o destino dos fluxos de transportes;
b) adequação da atual matriz de transportes de cargas no país buscando a permanente utilização das modalidades de maior eficiência produtiva.

É triste ler em documentos oficiais do Governo Federal que o "Relatório Executivo de 2007 do PNLT representa um marco na reconstrução do planejamento de longo prazo para o setor de transportes e deverá propiciar a perenização de um sistema de informações, bem como de uma metodologia de avaliação do desempenho e da evolução de todos os modais de transportes no Brasil.", enquanto também se observa que os problemas estruturais apontados naquela época se mantém atuais e presente na mesma publicação, mas na edição de julho de 2018.

Em março de 2019, o Ministro Tarcísio Gomes de Freitas anuncia a retomada dos investimento na malha ferroviária. importante para a inversão da distribuição dos modais que ainda tem a indesejável dianteira do rodoviário. À conferir! Fé e obra Ministro!


"Determinantes da eficiência dos terminais intermodais dos corredores logísticos de grãos do Brasil" é uma artigo que permite um bom entendimento sobre a logística de transportes no Brasil.

Safra - Grãos - Comercialização

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características