Produção agropecuária, infra estrutura e logística de transporte
Aulas
As ilustrações utilizadas nas aulas de Armazenamento e Beneficiamento de Grãos estão disponíveis AQUI! Há links e recomendações bibliográficas indicadas para os estudos na disciplina! Não deixem de acompanhar também na imprensa as notícias ligadas ao conteúdo ministrado! Há atualmente uma forte movimentação no setor!
As ilustrações utilizadas nas aulas de Armazenamento e Beneficiamento de Grãos estão disponíveis AQUI! Há links e recomendações bibliográficas indicadas para os estudos na disciplina! Não deixem de acompanhar também na imprensa as notícias ligadas ao conteúdo ministrado! Há atualmente uma forte movimentação no setor!
Diagnóstico, Planejamento e Execução
O PNLT - Plano Nacional de Logística e Transportes foi lançado no ano de 2006, a partir de uma parceria entre o Ministério dos Transportes e o Ministério da Defesa. Seu objetivo principal é estabelecer propostas para a melhoria e aperfeiçoamento da infraestrutura nacional de transportes - portos, aeroportos, estradas, etc. - do ponto de vista logístico. Prevê a realização de workshops permanentes (ou seja: reuniões dos diversos grupos interessados no assunto), visando produzir informações bem fundamentadas e que permitam a intervenção pública e privada no setor (investimentos), corrigir ou reduzir os gargalos (obstáculos e dificuldades) que afetam essa área e, assim, contribuir para o desenvolvimento econômico da nação como um todo.
Trata-se, portanto, de reunir os representantes do Governo, de empresas, confederações, sindicatos, usuários, entre outros, para elaborar relatórios que servirão de base para os planejamentos de médio e longo prazo no campo da logística de transporte de cargas e de passageiros.
Na publicação oficial de 18 de dezembro de 2014 o Governo dizia que o Plano Nacional de Logística e Transportes - PNLT representa a retomada do processo de planejamento no setor de transporte, dotando-o de estrutura permanente de gestão, com base em sistema de informações georeferenciadas, contendo os principais dados de interesse do setor, tanto na oferta quanto na demanda. Também se destacam os seguintes objetivos de grande relevância:
a) identificação, otimização e racionalização dos custos envolvidos em toda a cadeia logística adotada entre a origem e o destino dos fluxos de transportes;
b) adequação da atual matriz de transportes de cargas no país buscando a permanente utilização das modalidades de maior eficiência produtiva.
É triste ler em documentos oficiais do Governo Federal que o "Relatório Executivo de 2007 do PNLT representa um marco na reconstrução do planejamento de longo prazo para o setor de transportes e deverá propiciar a perenização de um sistema de informações, bem como de uma metodologia de avaliação do desempenho e da evolução de todos os modais de transportes no Brasil.", enquanto também se observa que os problemas estruturais apontados naquela época se mantém atuais e presente na mesma publicação, mas na edição de julho de 2018.
Em março de 2019, o Ministro Tarcísio Gomes de Freitas anuncia a retomada dos investimento na malha ferroviária. importante para a inversão da distribuição dos modais que ainda tem a indesejável dianteira do rodoviário. À conferir! Fé e obra Ministro!
"Determinantes da eficiência dos terminais intermodais dos corredores logísticos de grãos do Brasil" é uma artigo que permite um bom entendimento sobre a logística de transportes no Brasil.
Safra - Grãos - Comercialização
Comentários
Postar um comentário