A agricultura irrigada em solos arenosos



Pod Irrigar - A agricultura irrigada em solos arenosos
Aconteceu em Campo Grande - MS o III SBSA - Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos com o tema a intensificação agropecuária sustentável em solos arenosos, uma iniciativa muito bem vinda especialmente para o Estado do Mato Grosso do Sul. Quando pensamos neste Estado, de cara lembramos das excelentes áreas de produção de alimentos na região da Grande Dourados, Aral Moreira e Ponta Porã, ao sul da Capital Campo Grande, ou ainda da região chamada de "Chapadão dos Gaúchos, à Nordeste, regiões com solos férteis e boa distribuição de chuvas.
Mas o Mato Grosso do Sul é muito grande e uma parte expressiva dos solos são arenosos, ocupados ´por pastagens, muitas vezes degradadas e daí a oportunidade de discutir a ocupação em base técnica e tecnológica, ampliando as oportunidades profissionais e a geração de renda e desenvolvimento sócio-econômico.
Neste contexto é que participamos com a palestra "Sistemas de irrigação em solos arenosos: equipamentos e ajustes operacionais". Começamos explicando a relevância das cada vez mais frequentes chuvas convectivas e diferenciando volume de intensidade das chuvas e a necessidade de se criar resiliência à elas e acreditamos que a adaptação à esta nova realidade será, cada vez mais uma questão de sobrevivência.
Avançamos compartilhando os números e um panorama da agricultura irrigada brasileira e sua importância sócio-econômica para regiões inteiras e na medida que há o crescimento da renda per capita, a demanda por proteínas e energia também é crescente, onde os sistemas de irrigação são fundamentais para a segurança hídrica e sustentabilidade do negócio de produzir alimentos.
Mostramos também exemplos no Brasil e no exterior de regiões extremamente arenosas e que se tornaram polos importantes de produção graças ao uso dos sistemas de irrigação. E esta foi a base para mostrar que é possível aumentos significativos na produtividade da água através do conhecimento forte em solos, agroclimatologia e sistemas de irrigação, tanto na fase de projetos adequados para cada situação, como no manejo da irrigação. 
Solos arenosos via de regra possuem uma menor armazenamento da água em relação aos solos argilosos e com predominância de macroporos, exigem atenção maior para manter a água no perfil e ganham relevância com a tendência do uso do gotejamento em sub-superfície. Neste caso, o entendimento da CAD - Capacidade de Água Disponível e da TIB - Taxa de Infiltração Básica assumem uma relevância e não devem ser menosprezadas e caracterizamos os diferentes sistemas de irrigação e suas aplicações, bem como os sensores e metodologia disponíveis para o manejo da irrigação.
Acreditamos no potencial de expansão da agricultura irrigada, mas também acreditamos que ela somente se dará em base sustentável se alicerçada em bons conhecimentos técnicos e comprometidos com o uso racional dos recursos naturais.
Este foi tema da edição do PodIrrigar – o podcast da agricultura irrigada - de 20 de maio de 2019, disponível em https://podcast.unesp.br/14023/podirrigar-a-agricultura-irrigada-em-solos-arenosos.

Próxima palestra
Em 24/05/2019 o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez estará em CERES - GO, no Instituto Federal Goiano para ministrar a palestra "O profissional de sucesso na agricultura irrigada".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características