Agrishow e a expansão da agricultura irrigada


Pod Irrigar - Números do Agrishow e da expansão da agricultura irrigada
O setor de irrigação foi o que apresentou maior crescimento nas vendas, com uma alta de 35%. Máquinas para grãos tiveram elevação em 5% e agropecuária, 4%. O segmento de armazenagem, por sua vez, teve baixa de 13%. De acordo com Pedro Estevão Bastos, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA), os altos e baixos têm relação com a disponibilidade de crédito para financiamento aos compradores durante a Agrishow.
Se o setor de irrigação teve um desempenho melhor que os outros segmentos, ao se conhecer os números da expansão da agricultura irrigação em 2018, verifica-se que foram incorporados novos 200.750 hectares irrigados ao processo produtivo, portanto um crescimento de 3,4% na área irrigada, mas 1,1% inferior ao desempenho do ano de 2017, segundo os dados CSEI - Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação.



Em termos globais nos últimos 10 anos a expansão da agricultura irrigada média foi de 192.025 hectares anuais (4,4% em média) e de 161.744 hectares anuais se for considerado os últimos 19 anos (média entre 2000 e 2018 de 4.3%). Em sistemas pressurizados instalados ao longo deste período, pivô central detém 39% da área irrigada, carretel enrolador 15%, aspersão convencional 14% e irrigação localizada 31%.



Em 2018, a nova área irrigada por pivô central representa 92.000 hectares, 13.750 hectares foram de carretel enrolador, aspersão convencional expandiu 31.000 hectares e a irrigação localizada representou 64.000 hectares.
Se o ano de 2018 foi de manter o patamar de estabelecido, tendo a greve dos caminhoneiros e o processo político-eleitoral influenciado os não investimentos, o otimismo relatado nas edições de janeiro do PodIrrigar se mantém para 2019 e os contratos firmados no Agrishow mantém o otimismo do setor.
Este foi o tema da edição de 10 de maio de 2019 do [Pod Irrigar] - o Podcast da Agricultura Irrigada -, mas o Internauta também pode ouvir as outras dicas que estão disponíveis semanalmente a partir de https://podcast.unesp.br/canal/13/pod-irrigar.

Mais uma chuva convectiva
Cada vez mais frequentes esta situação. Temperaturas caíram de 31,2ºC para 23,2ºC em 25 minutos com o atraso de 25 minutos entre Ilha Solteira e Itapura, deixando 6,6 mm e 19,1 mm, respectivamente. E a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira registra e disponibiliza tudo de forma livre e gratuita com atualização a cada 5 minutos no Canal CLIMA da UNESP


Temperatura caiu 8ºC em 25 minutos, pode isso? Claro que pode! Tudo combinado com a natureza, temperatura cai, umidade relativa sobe, vento acelera e muda de direção! Resultado: chuva! Nem sempre volumosa, mas sempre com intensidade que, muitas vezes causa transtorno, no campo e nas cidades! Hoje ficamos em até 36 mm/h, com velocidade do vento de até 33,4 km/hora em Itapura, a maior da região.
 Identificação de uma das estações que compõem a Rede Agrometerológica do Noroeste Paulista.

 Sensores de velocidade e direção do vento, umidade e temperatura e radiação solar que compõem uma estação agrometeorológica automática.

 Um pluviômetro - sensor que mede a quantidade de chuva - por dentro.

Sensores de velocidade e direção do vento, umidade e temperatura, radiação solar global e fotossintéticamente ativa e pluviômetro, que compõem uma estação agrometeorológica automática. No interior desta caixa selada está o datalogger, que armazena todos as variáveis climáticas a cada 10 segundos e faz parte da Rede Agrometerológica do Noroeste Paulista, implantada e operada pela UNESP com recursos da FAPESP.

XIX SBSR - Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto
A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira participou entre 14 e 17 de abril de 2019 do XIX SBSR - Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto com a Mestranda Daniela Araujo de Oliveira apresentando o artigo intitulado “PRODUTIVIDADE DA ÁGUA EM CANA-DE-AÇÚCAR IRRIGADA E NÃO IRRIGADA UTILIZANDO IMAGENS DO SATÉLITE LANDSAT 8”, em que avaliou os componentes da produtividade da água na cultura da cana-de-açúcar, a partir de imagens do satélite Landsat 8, utilizando o algoritmo SAFER (Simple Algorithm for Evapotranspiration Retrieving) combinadas com as informações obtidas na Rede de Estações Agrometeorológicas do Noroeste Paulista, operada pela UNESP.


Compartilhando Insights - Dicas profissionais e comportamental
Compartilhando Insights é um canal no YouTube protagonizado por Fernando Hernandez - fundador do Sai de Sampa -, que convida profissionais para um bate papo bem dinâmico sobre diferentes temas. Os convidados são brasileiros e estrangeiros que de uma alguma maneira influenciaram ou fizeram algo interessante na vida profissional. A variedade é grande: começa com Dan Maior - Fundador da Emprelab em Salvador e voluntário em organizações de fomento ao empreendedorismo no Brasil e na Europa -, avança com o músico multifacetado André DRE Guazzelli - com 25 turnês internacionais nos últimos 7 anos -, inova papeando em inglês com Lincoln Murphy, fundador da Sixteen Ventures e consultor de startups, ensinando empresas embrionárias a aplicarem o Sucesso do Cliente para o crescimento acelerado e tem na última edição esta semana papeando esse cara aí da imagem, Caio Maffei, publicitário que trabalhava no mercado financeiro e largou tudo para seguir seu sonho: ser comediante! Quer saber mais sobre isso e outros papos que rolam entre jovens? Assista!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características