Conhecimento técnico, a modelagem e a busca por plataformas precisas e amigáveis


Pod Irrigar - O conhecimento técnico, a modelagem e a busca por plataformas precisas e amigáveis
Muito tem se falado da Internet das Coisas - IoT - e da Agricultura Digital ou Agricultura 4.0, que pode otimizar processos e fazer produzir mais e em menos tempo.
Na agricultura irrigada e em especial na irrigação, não é na fase de projetos em que a IoT ganha expressão, nesta área, planilhas eletrônicas e sistemas CAD permitem desenhos otimizados e análise da relação custo benefício, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio ao investimentos, onde os custos operacionais são confrontados com os investimentos.
É no uso racional da água que as tecnologias que ligam estações agrometeorológicas, satélites, radares e juntas modelam a decisão de quando e quanto irrigar, com plataformas desde mais simples até sofisticadas, que unem analises das imagens à períodos definidos, que se diferenciam na escala de interesse. Por exemplo, pixel menor, maior o intervalo de passagem do satélite e o inverso também acontece, com satélites passando diariamente sobre a nossa cabeça, porém com pixel de 1 km ou 250 metros, inadequados para estudos em áreas irrigadas, como por exemplo um pivô central.


A previsão do tempo vai além de saber se vai chover ou não, mas sim também estimar a evapotranspiração futura para a programação da irrigação.

Zonas homogêneas de evapotranspiração de referência, opção de manejo da irrigação em base histórica, possível a partir do monitoramento climático do Noroeste Paulista. http://clima.feis.unesp.br

Mas, grande parte do sucesso de uma plataforma de decisão ao manejo da irrigação se relaciona a amigabilidade com que os opera e antes, com que se configuram os dados iniciais que serão a base para todos os cálculos e sugestão de decisão, e estamos falando de máximo armazenamento e aproveitamento de água, curva de crescimento vegetativo representado pelos coeficientes de cultura e dados e características dos materiais genéticos e do equipamento de irrigação disponível.



Mas estes sistemas para manejo eficiente da água para a produção de alimentos vão muito além de controlar o seu equipamento de irrigação de qualquer lugar que esteja, pois são fundamentais para a emissão de relatórios que permitirão tomar novas e também estratégicas decisões. E você Irrigante ou Consultor, você sabe quantos milímetros são necessários para uma safra ótima de feijão, milho, café ou citros na sua região? Pense nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características