Seminário Brasil-Espanha discutirá a agricultura irrigada e oportunidade de intercâmbio tecnológico


PodIrrigar - Seminário Brasil-Espanha discutirá a agricultura irrigada e oportunidade de intercâmbio tecnológico
O Seminário Brasil Espanha de Agricultura Irrigada que acontecerá em Fortaleza nos dias 25 e 26 de junho de 2019 contará com a participação de 12 palestrantes, sendo 5 espanhóis e 7 brasileiros e deverá proporcionar ambiente para debates, transferência de conhecimentos e troca de experiência entre Brasil e Espanha no setor da irrigação e agricultura irrigada.
Espanha tem uma longa tradição de uso da água na agricultura e o Brasil precisa ampliar a sua área irrigada para garantir a segurança hídrica das culturas e a sustentabilidade do negócio de produzir alimentos. A restrição hídrica obriga a Espanha a modernizar suas áreas irrigadas, enquanto o Brasil precisa expandir em bases tecnológicas para aumentar a produtividade da água e assim, o evento terá como objetivo debater sobre a importância da água, na agricultura irrigada, discutir o uso consciente do recurso e ressaltar a questão de sobrevivência não apenas para o campo, mas também para o meio urbano, a integração entre os países, no cenário da gestão da água, visando a cooperação e capacitação na temática dos recursos hídricos.
Também se espera criar o ambiente para o fortalecimento da participação técnica nos processos de gestão dos recursos hídricos e ampliação no investimento em pesquisa e inovações sobre governança da água, fundamentalmente na utilização de ferramentas e tecnologia social, entre estes dois países.
Para isso, Pesquisadores discutirão as novas tecnologias da irrigação com enfoques na expansão de áreas irrigadas, na engenharia da irrigação, na qualidade da água da irrigação, nos impactos da irrigação na saúde ambiental e alternativas de manejo eficiente da irrigação, como também, sobre, novos rumos da ciência para melhoria da atividade agrícola, com ênfase na transferência de tecnologia e assessoramento aos irrigantes. 
Seminário Brasil Espanha de Agricultura Irrigada terá como público alvo Pesquisadores, Profissionais de irrigação, Gestores públicos e privados de pastas agrícolas, Fabricantes de equipamentos, Produtores rurais, alunos de Tecnologia da Irrigação, das Engenharias Agrícola e Agronômica e de Pós-Graduação e demais interessados no setor de irrigação, que terão ainda a oportunidade de conhecer as experiências da Espanha no setor, bem como, observar as novas tendências mundiais e a integração com pesquisadores de outras instituições, uma vez que é explícita a intenção da celebração de convênios tecnológicos nacionais e internacionais entre instituições científicas e de ensino e empresas, bem como o produtor buscando o intercâmbio tecnológico fundamental ao desenvolvimento sustentado da agricultura irrigada.
Fortaleza, Ceará, 25 e 26 de junho! Fica a dica e a oportunidade!

UNESP presente 

Estaremos discutindo a "Tomada de decisão na irrigação: casos exitosos nos dois países - A determinação da evapotranspiração e tomada de decisão de irrigação" juntamente com os Pesquisadores Luciano Mateos (IAS/CSIC. Córdoba, Espanha) e Fábio Miranda (Embrapa), sob moderação do Dr. Raimundo Rodrigues Gomes Filho (UFS) em mais uma importante oportunidade de capacitação e interação entre destacados Pesquisadores do Brasil e da Espanha. Em Fortaleza, mostraremos os nossos trabalhos realizados na região Noroeste Paulista. Dias 25 e 26 de junho de 2019. Confira a programação completa!

Dica de leitura
Está na dúvida sobre o que ler hoje e se deve fazer ou não algo especial hoje? Estou com o Eduardo Chaves: comece agora! Ótimo texto, ensina com exemplos, e aprende fazendo! Dizem que isso garante um conhecimento tácito! Edú Chaves e Fernando Hernandez são os nomes por trás do Sai de Sampa, empresa que se especializou em viagens para locais improváveis e até prováveis, mas com um atendimento e integração entre os participantes únicoVamos conferir as experiências dele em "Se é para fazer, começa logo"?

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características