Volume de chuva supera o esperado para o mês de agosto no Noroeste Paulista

Após aproximadamente 32 dias sem chuvas acima de 10 mm no Noroeste Paulista, desde a madrugada do dia 08/06 até agora, já choveu acima do esperado para o mês de agosto em algumas cidades. 

A imagem pode conter: céu, árvore e atividades ao ar livre

A estação Agrometeorológica de Populina, operada pela Área de Hidráulica e Irrigação de UNESP Ilha Solteira, liderou com volume de chuva em 64.5 mm, enquanto que o esperado para todo o mês de agosto em base histórica, seria de 16 mm. Outras localidades com altos volumes de chuva e acima do esperado também foram registradas nas estações de Santa Adélia Pioneiros, no município de Sud Mennucci, Paranapuã e Bonança no município de Pereira Barreto, com 33 mm, 31.5 mm e 31.2, respectivamente. 

Em Ilha Solteira foi registrado 17 mm, o que no acumulado do mês de agosto até seu sexto dia, foram registrados 28 mm, o que também está acima do esperado que seria de 27 mm para todo o mês. 

A imagem pode conter: céu, árvore, planta e atividades ao ar livre

Em um comparativo com o volume de chuva esperado e o quanto choveu até dia 06/08/2019, tivemos os seguintes dados: 

Chuva Noroeste Paulista
O volume de chuva nos seis primeiros dias do mês realmente surpreende. Em Populina, por exemplo, choveu 6.30 vezes mais que o esperado, Marinópolis 3.3 vezes mais e Paranapuã 4 vezes mais. E somente Itapura permanece abaixo do esperado para o mês, com 8,9 mm acumulados. 

Acompanhe os dados agrometeorológicos do Noroeste Paulista no Canal Clima. Acesse e faça o seu login. 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características