Altas taxas de evapotranspiração e o manejo da irrigação

Com as altas temperaturas no Noroeste Paulista, onde ontem a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista registou 40,6°C em Ilha Solteira, as taxas de evapotranspiração também se apresentaram altas na região, com uma média de 5,5 mm/dia nas estações monitoras, chegando até à 7,2 mm/dia, como foi o caso de Santa Adélia (município de Pereira Barreto).
A evapotranspiração é a forma pela qual a água da superfície terrestre passa para a atmosfera em forma de vapor, esse processo envolve tanto a evaporação da água do solo quanto a transpiração das plantas.
Esse fenômeno interfere diretamente no manejo da irrigação, visto que para manter um bom armazenamento de água no solo para máxima produtividade das culturas, o Irrigante deve considerar as perdas por evapotranspiração e assim definir a lâmina a ser aplicada e o intervalo entre uma irrigação e outra.
A Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista é um serviço de assessoramento prestado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Com oito estações distribuídas na região que registram dados em tempo real, o Irrigante pode escolher a mais próxima da sua propriedade para considerar os dados de evapotranspiração.
Apesar das estações se localizarem a poucos quilômetros de distância, a evapotranspiração no dia de ontem (10/09/2019), foi de 4,6 mm/dia (Bonança) a 7,2 mm/dia (Santa Adélia), em termos de irrigação essa diferença de 2,6 mm/dia, representa uma aplicação de 26.000 litros de água a mais ou a menos em um hectare.
Um outro exemplo é a diferença entre Bonança (Pereira Barreto) e Santa Adélia Pioneiros (Sud Mennucci), que apesar de próximas registraram valores de evapotranspiração de 0,6 mm/dia de diferença. Dentre os fatores que interferem na evapotranspiração, a velocidade do vento nas estações foi o diferencial para a distinção dos valores.
Este monitoramento realizado permite à sociedade acompanhar as variações do tempo e conhecer e entender os transtornos causados pelos eventos climáticos extremos, como perda de produtividade de culturas em razão de uma seca prolongada.
Hoje, as estações monitoradas voltaram a bater recordes de temperatura. Em Ilha Solteira com os 41,6ºC de hoje, estamos muito próximos de bater o recorde histórico de 42,0ºC registrados em 3/01/1993. Lembramos que a medição é feira à sombra e hoje ficou muito fácil explicar o efeito do fluxo de calor sensível, que é a energia utilizada para aquecer e todos sentiram no corpo e principalmente no rosto, essa energia refletida do concreto e do asfalto, daí a importância do verde, dos protetores solares e de beber muita água.


SERVIÇOS:

- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: https://www.feis.unesp.br/irrigacao
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características