PodIrrigar - O manejo da irrigação sob condições extremas de temperatura e evapotranspiração

O Canal CLIMA da UNESP atualiza os registros climáticos a cada 5 minutos. Acesse a partir de https://clima.feis.unesp.br

PodIrrigar - Manejo da irrigação sob condições extremas de temperatura e evapotranspiração
Por aqui no Noroeste Paulista estamos enfrentando recordes de temperatura  e de evapotranspiração. Chegamos à 41,6ºC à sombra este mês de setembro, a maior dos últimos 26 anos e a evapotranspiração não ficou atrás, chegando à incríveis 7,9 mm/dia no dia 13 em Marinópolis. Valores iguais e ou superiores aconteceram em apenas 0,07% dos dados, duas vezes em 2018 e duas vezes em 2007, portanto, num passado bem próximo.
Estas condições, temperatura e evapotranspiração são a base para discutirmos os novos plantios, mesmo em condição irrigada e o raciocínio vale para as diferentes regiões. Por aqui no Noroeste Paulista estamos fechando as colheitas de milho, feijão e tomate, principalmente, que está sendo feita à custos operacionais mais elevados, pois a média da evapotranspiração de referência se elevou em 22%, passando de 4,4 mm/dia para 5,0 mm/dia, o mesmo acontecendo no período de março a setembro, quando o déficit hídrico se iniciou e já acumulamos 420 mm para uma CAD de 60 mm.
Mas e agora?
Muitos Irrigantes partirão para soja e a pergunta que chega com frequência é "mesmo tendo o pivô central, devo plantar agora ou esperar as chuvas chegarem?"
Parece-nos mais adequado esperar ao menos esta onda de calor passar e a temperatura e evapotranspiração baixarem, ou mesmo a chuva chegar, considerando a sensibilidade da plântula de soja e principalmente porque a semente é envolta com inoculantes e muitos ainda as tratam com fungicidas que podem ter a eficácia comprometida pela combinação de alta temperatura e evapotranspiração e baixa umidade relativa do ar.
Mas se ainda sim você semear ou já semeou, como deve ser o manejo da irrigação?  A regra é fazer irrigações mais frequentes com lâminas leves, com isso se mantem um armazenamento de água no solo maior na camada mais superficial e altera o microclima, ainda que por um pequeno espaço de tempo, mas sempre útil. Fica a dica!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características