Turma de agrometeorologia da AEMS fazem visita á Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira

Neste sábado (05), a turma de agronomia que faz a disciplina de agrometeorologia na AEMS - Faculdades Integradas de Três Lagoas - MS, vieram visitar a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Turma de agrometeorologia da AEMS fazem visita a AHI

Para o inicio da visita, estiveram sob as boas vindas do Professor Tangerino, que trouxe a turma que ainda não tem conhecimento sobre a necessidade de saber o que evapotranspiração e para que serve. Conceitos importantíssimos para posteriormente a equipe chegar com todo o material que foi preparado para essa visita.

Boas vindas do Professor Tangerino

Boas vindas do Professor Tangerino

Iniciou-se as apresentações com o Projeto de Extensão - Planejamento e Gerenciamento Hidroagrícola e Ambiental feita por Julia, aluna de mestrado do Programa de Pós Graduação de UNESP Ilha Solteira.

Apresentação do Projeto de extensão

Apresentação do Projeto de extensão

Seguida pela apresentação do Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, onde a aluna de mestrado do programa de Pós Graduação da UNESP Ilha Solteira Daniela Araújo veio trazendo tudo que é possível se extrair de informação desse nosso site, inclusive ensinando aos visitantes como fazer um cadastro para ter acesso completo aos nossos dados disponibilizados gratuitamente no site. 

Apresentação do Canal CLIMA

Além também de iniciar o assunto quanto ao software SMAI, muito bem explanado pelo aluno do programa de mestrado da Pós Graduação da UNESP Ilha Solteira, Joaquim Souto. ele ensinou os alunos a fazerem o download do software, instalar e também utilizar em suas duas modalidades - em lote e individual.

Apresentação do SMAI

Ainda no NACI - Núcleo de Apoio Computacional a Irrigação, tivemos a apresentação da Regiane Bispo, aluna de doutorado do Programa de Pós Graduação da UNESP Botucatu. Ela trouxe aos visitantes, uma verdadeira aula dos conceitos de evapotranspiração. Para os alunos foi bastante interessante para posteriormente dar uma visão melhor para a aula de agrometeorologia.

Apresentação dos conceitos de evapotranspiração

Turma de agrometeorologia da AEMS fazem visita a AHI

Ao final da Visita, estivemos da estação agrometeorológica de Ilha Solteira, localizada no Pomar da UNESP Ilha Solteira. Diego Feitosa, aluno do programa de doutorado da Pós Graduação da UNESP Ilha Solteira, explicou o que é cada sensor, como é transmitidos os dados e quais são os padrões estabelecidos para se ter uma estação agrometeorológica. 

Apresentação da estação agrometeorológica

Apresentação da estação agrometeorológica

Os alunos mostraram bastante interesse durante toda a visita - especialmente no momento da explicação sobre o sistema de irrigação por gotejamento que é instalado no momento da implantação da estação, e finalizaram a visita com muitas fotos.

SERVIÇOS:

- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: https://www.feis.unesp.br/irrigacao
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características