Ventos fortes e chuva são registrados nessa tarde no Noroeste Paulista

Nessa tarde do dia 21 de outubro de 2019, a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista registrou eventos extremos oriundos de um grande temporal.
Ventos muito fortes no sentido Sudoeste por volta das 14h foram registrados, tendo início em Itapura-SP a 50,9 km/h às 13:47, chegando em seguida na Santa Adélia a 65,3 km/h às 14:14 e paralelo com Ilha Solteira, onde registrou-se 42 km/h às 14:19. Continuando sentido Sudoeste, o vento bateu o recorde na Estação de Bonança, registrando incríveis 78,5 km/h às 14:23. Após, ele dispersou para as demais estações, ainda no mesmo sentido, em Marinópolis chegou aos 59,6 km/h as 14:46 e em Paranapuã aos 45 km/h às 15:20.
Registro minutos antes ao extremo na Estação Santa Adélia


Consequentemente, os ventos trouxeram consigo estragos registrados dentro da própria UNESP Campus 2, onde a Equipe da Área de Hidráulica e Irrigação obtiveram registros desse vendaval.
Forro do teto dos corredores da UNESP desabaram com fortes ventos. 


Cobertura entre setores danificada.
Com o vento, a chuva foi direcionada também para Sudoeste, tendo início lá em Itapura com 32,3 mm acumulados até ao fim da tarde e o maior volume em Paranapuã, com 53,3 mm, sendo que só no pequeno intervalo entre 15 e 16h precipitou 38,1mm.

Mapa da distribuição de chuva acumulada até às 20:50h do dia 21/10/2019
 Essas e demais informações sobre eventos climáticos você pode obter no Canal Clima e ir acompanhando on-line. Se preferir, acompanhe nossas páginas e ficará por dentro das notícias sobre agroclimatologia e temas correlacionados.
 

SERVIÇOS:

- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no Noroeste Paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: https://www.feis.unesp.br/irrigacao
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O PodCast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/canal/13/pod-irrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características