Irregularidade das chuvas, planejamento, investimentos e operação de sistemas de irrigação

Parceiros em 2019.

Pod Irrigar - Irregularidade das chuvas, planejamento, investimentos e operação dos sistemas de irrigação
 ano de 2019 está chegando ao fim com o registro de grande variabilidade na distribuição das chuvas no tempo e no espaço. Temos reiteradamente chamado a atenção da escala de tempo que desejamos analisar. Usaremos a região Noroeste Paulista, onde a UNESP realiza um importante trabalho de democratização do conhecimento e da informação ligada à agricultura irrigada a partir do monitoramento climático para facilitar a compreensão.
Se pensarmos na escala de um ano, o volume de chuva histórico é de 1250 mm. Em 2017 recebemos 24% a mais do que o esperado, em 2018 menos 10% mesmo com até 165 dias sem chuvas e em 2019, ainda faltando 12 dias para encerramos, estamos contabilizando menos 18%. Porém numa escala de tempo menor, ao longo dos meses se percebeu uma grande irregularidade das chuvas, também entre os municípios, como agora em dezembro, quando em grande parte deles já choveu mais que o esperado, enquanto que em outros, ainda se espera pelas chuvas, contudo, ao findar 2019, à julgar pela previsão de chuvas, na média, é bem capaz que a o valor histórico seja alcançado.
Falta de chuva, ou chuvas intensas trazem consequências diferentes aos agropecuaristas, irrigantes ou não, mas é o certo que a instabilidade climática, com eventos extremos mais frequentes exige maior capacitação técnica, planejamento e investimentos para desenvolver a necessária resiliência à esta situação.
A instabilidade das chuvas pode ser mitigada com investimentos em sistemas de irrigação, que devem ser adquiridos após um adequado estudo que contrapõe investimento versus custeio para a definição da lâmina ótima e da escolha da qualidade do equipamento que se quer ter, que impactará tanto na vida útil, como no gerenciamento remoto da operação, que possibilita o registro das operações e uso da água, que em análise conjunta com as condições do tempo, notadamente das chuvas e da evapotranspiração, permitirá avaliar o desempenho do Irrigante passado, que deve ser norteador das ações futuras. E assim, o monitoramento climático feito pelas estações agrometeorológicas tem avançado, e há a necessidade do entendimento de como transformar dados em informação.
Mas é certo que as tecnologias baseadas na IoT - Internet das Coisas - veio para ficar, e se tornaram poderosas ferramentas de gestão, especialmente o acionamento e gerenciamento remoto dos sistemas de irrigação e o acesso imediato às variáveis climáticas.
Sistemas de irrigação se constituem na mais poderosa ferramenta para a segurança hídrica das culturas, mas não devem atuar sozinhos, como uma solução milagrosa, antes de tudo é preciso colocar todas as técnicas agronômicas no campo, desde a escolha da semente mais adequada à regulagem da colheitadeira, juntamente com a analise climática diária para garantir a sustentabilidade do negócio de produzir alimentos no patamar de rentabilidade, importância e reconhecimento que o tema é merecedor.
Seguimos firme na missão de democratizar o conhecimento e a informação com transparência nas ações, agradecemos o Jornalista Renato José Coelho da Silva pela parceria e amizade desenvolvida ao longo destes 7,5 anos de PodIrrigar, quando pouca gente sabia o que seria este negócio, hoje na moda, de nome Podcast. Agradecemos também nossos Orientados, sempre carregando o piano, para que possamos proporcionar condições de levar ao campo informações que permitem o uso mais eficiente da água e, finalmente, desejamos um Ano Novo irrigado de sucesso à todos que nos acompanham! À estes, o nosso também, MUITO OBRIGADO!
Este foi o PodIrrigar - o podcast da agricultura irrigada - de 19 de dezembro de 2019. Demais edições estão acessíveis a partir de https://podcast.unesp.br/canal/13/pod-irrigar. E para escutar em MP3, o link é https://podcast.unesp.br/download/14736/20191219-pi-tangerino-m5_u28_19122019120304.mp3


Chuva registrada em Jussara - PR em 19 de dezembro de 2019. Em alguns minutos apenas foram 75 mm, caracterizando-a de como de alta intensidade, sempre um desafio contê-la, no campo ou nas cidades! (Créditos José Carlo Turato).

Chuva demais
Acumulado de chuva em Suzanápolis é de 150 mm em pouco mais de uma hora em 9 de dezembro de 2019 provocou estragos na cidade e no campo, com alguns produtores perdendo suas plantações, especialmente a de soja. E este extremo climático virou notícia para o Jornalista Eduardo Monteiro, da TV Tem.

DUPLO 20 vem ai

Duplo 20!  É assim que 2020 se apresenta! 
Emblemático, indica que pode ser o melhor ano das nossas vidas!  Basta acreditarmos nisso e fazermos a diferença, mesmo que seja pelo simples exemplo de conduta!
ÓTIMO ANO NOVO! Afinal, desejamos que tudo fique... “WELL, ALL RIGHT!”


Instabilidade das chuvas

Retrospectiva

Infra estrutura
Ministro Tarcísio Gomes de Freitas, Infraestrutura do Governo Bolsonaro, explica a respeito dos investimentos e a projetos que estão sendo preparados e sobre "absurdos" ambientais nas práticas do Brasil, incluindo a segurança jurídica envolvida. Sobre a BR 319 observa que "tem uma grande importância social. Quem é que compreende isso? Quem morou lá. Eu morei 6 anos lá. Eu conheço, compreendo a dificuldade daquela população. É chocante ver as pessoas que dependem da BR mandando fotos, vídeos da caminhonete atolada. Ônibus atolados, parados, passando 2, 3 dias no meio da BR. Uma BR que você teve asfaltada. Ela estava completamente asfaltada no final da década de 70 e no início da década de 80. Vamos resgatar isso. Da maneira que tem que ser feito. Vamos fazer um bom estudo ambiental. É uma rodovia de pouco tráfego, vai ser tráfego social", salientou o ministro. Quando você pavimenta, você pereniza aquilo. Quando não pavimenta, a necessidade de estar puxando material para ficar recuperando revestimento primário em atividade de manutenção todos os anos acaba sendo pior do ponto de vista de degradação. Assim, as coisas não fazem sentido". Na coletiva, fala de todos os modais. Uma grande aula!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características