Chuva em Ilha Solteira - SP bate recorde no segundo mês de 2020

Em 40 dias já somamos mais de 372 mm de chuva em Ilha Solteira - SP

Estamos acompanhando pelos noticiários de todo o Brasil o quão fortes e volumosas estão as chuvas nesses dois primeiros meses de 2020. Elas vêm causando inundações nas ruas de cidades, levando pontes e até partes do asfalto, destruindo casas e comércios, o que afeta milhões de pessoas.

Com base nos dados registrados pelo Canal Clima, operado pela Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira, todo o Noroeste Paulista vem registrando chuvas quase que diárias e, em sua maioria, acima dos 20 mm.

Foto de autoria própria, tirada dentro do Laboratório de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira

Só no mês de Fevereiro, Ilha Solteira - SP registrou até o dia 10, 220 mm de chuva, o que supera o seu histórico, em que o maior volume registrado para esse mesmo mês foi de 182 mm e, estamos apenas no décimo dia, o quadragésimo do ano, o qual somados chegamos a mais de 372 mm.

Só no dia de ontem, 09 de fevereiro, choveu 40,1 mm em Ilha Solteira, 45 mm em Itapura e 30,6 mm em Dracena, sendo os mais altos volumes registrados ontem no Noroeste Paulista. Toda essa quantidade de água é justificada pelos metereologistas por uma combinação de fatores, em que o choque de uma massa de ar fria com altas temperaturas, fortalece a uma frente fria e forma maiores nuvens de chuva, assim como ventos úmidos e quentes que favorecem a formação de um corredor de nuvens pelo Estado de São Paulo, desde o Centro-Oeste do País. 

Gráfico de Temperatura do Ar, Umidade do Ar, Velocidade do Vento e Chuva - Canal Clima

Nas cidades ela causa destruição e no campo, o que essas fortes e volumosas chuvas podem causar?

No campo, se o solo não é manejado corretamente com devidas precauções com sua taxa de infiltração, ele pode ficar encharcado, o que acarreta em lixiviação, ou seja, uma lavagem do seu solo, com perdas de minerais, perdas de sementes em germinação, ou até mesmo de plantas, causando destruição em sua lavoura e consideráveis perdas de produtividade. Por isso, é importante manter conservadas as curvas de nível, a vegetação de cobertura do solo, precavendo-se e trazendo maior segurança ao seu cultivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características