Investindo e protegendo o sistema de irrigação e acreditando no papel da agricultura irrigada


Pod Irrigar - O que levar em consideração quando se decide investir em sistema de irrigação 
Mesmo diante da perda de produtividade ou mesmo pelo insucesso no negócio de produzir alimentos causado pelo intenso déficit hídrico, ninguém em acorda decidido à investir em sistemas de irrigação!
É sempre uma decisão amadurecida, porém, muitos analisam apenas o valor total do investimento necessário para irrigar uma determinada área. É pouco! Inadequado mesmo! O sistema durará ao menos duas décadas! Não se pode errar na escolha!
A decisão por um sistema A ou B deve ser feita por uma análise conjunta de vários fatores, à começar pelos aspectos do projeto, que comentaremos nesta edição! 
Preço somente pode ser utilizado como fator de decisão se o projeto estiver equacionado, ou seja, deve entregar a mesma lâmina de irrigação, a capacidade de bombeamento deve ser igual e a operação garantida pela devida proteção aos transientes hidráulicos, nome feio né? Também conhecido como Golpe de Ariete!
Outros fatores a serem analisados conjuntamente para a tomada de decisão deve ser a Assistência Técnica, a Garantia oferecida, a Idoneidade da Revenda, a Qualidade e Tecnologia do Fabricante, a 
Solidez da Empresa Fabricante e por fim, o Preço ofertado!
Vamos nos concentrar nos aspectos do projeto, que por definição deve ser um bom ou adequado projeto, que deve suprir as necessidades da evapotranspiração das culturas de interesse, mas que deve ter uma adequada relação entre o investimento e os custos operacionais. 
Em relação aos investimentos, projetos que exigem potências maiores devem ser elaborados com solução criativa para a estrutura de bombeamento, notadamente, deve ser verificada as opções de  associação de bombas em paralelo ou em série, que podem resultar no uso de tubos com menores classes de pressão  e menores riscos operacionais, além de um menor consumo de energia!
Já em relação aos custos operacionais, deve-se fazer uso do sistema tarifário brasileiro, porém em um projeto economicamente adequado, as curvas de investimento versus custeio em função da lâmina de projeto devem se encontrar e assim, decidir pela lâmina ótima, que se dá neste ponto de encontro! Projetos com lâminas muito maiores levam à menores custos operacionais, porém podem demorar muito tempo para se pagar o investimento superior por esta capacidade superior!
Por fim, vocês já perceberam a importância de se confiar em empresas com profissionais muito bem qualificados! Pense nisso!



[PodIrrigar] - Você sabe o que é Golpe de Ariete no universo da agricultura irrigada? 
Marco Aurélio Holanda de Castro, professor titular do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará, explica o que é o Golpe de Aríete dentro do universo da Agricultura Irrigada, e os fatores que o causam em tubulação, levando riscos e prejuízos. Informa ainda caminhos e métodos para a prevenção deste fenômeno. Tema difícil, palavras complicadas, tipo "transiente hidráulico", mas essencial entendê-lo!
Esta foi a edição de 28 de maio de 2020 do PodIrrigar - este que é o podcast da agricultura irrigada. Demais edições podem ser acessadas a partir de https://podcast.unesp.br/canal/13/pod-irrigar


Próxima participação - Webinar FATEC - Ceará - 2 de julho de 2020
Participaremos da Semana do Meio Ambiente da FATEC Sertão Central, em Quixeramobim - CE, no dia 2 de julho de 2020 - quinta-feira, à partir das 19 horas com o tema "Bioclimatologia e convivência com o semi-árido brasileiro". O acesso será pelos canais da FATEC no YouTube e no Facebook.



Entretenimento
Tinoco na "Moda do Agrônomo", você já escutou? Conhece? 
você, que é do campo, com certeza você já ouviu Zé Fortuna e Pitangueira, vamos relembrá-los? José Fortuna (1923-1983) e Elclides Fortuna - Pitangueiras (1928-2013) nasceram em Itápolis e suas gravações cobriram o período de 1956 a 1980. Zé Fortuna foi cantor, compositor, autor teatral e ator. Começou a compor ainda criança, quando acompanhava o pai em andanças pela lavoura, escrevendo versos no chão de terra com um pedaço de madeira. Com 11 anos de idade compôs “Quinze a sete”, numa homenagem a seu time de futebol. Em 1947, José Fortuna e Elclides Fortuna, criaram a dupla Zé Fortuna e Pitangueira. No mesmo período, mudaram-se para São Paulo onde conheceram o acordeonista Juventus Merenda. Os três formaram então um trio no qual Merenda ficou pouco tempo. Em 1948, conheceram o acordeonista Coqueirinho, formando com ele o trio “Os Maracanãs”. Apresentaram-se no mesmo ano na Rádio Record de São Paulo. Abaixo "Paineira Velha"!




Infelizmente continua atual a história contada por Flávio Leandro, em "Chuva de Honestidade", com a participaççao de Cícero Mendes e Chico Justino. Sempre acreditando que dias melhores virão, com uma sociedade mais justa e menos desigualdade!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características